Uma análise da utilização de jogos didáticos no ensino de física moderna e contemporânea na educação de jovens e adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBruno, Ruth-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorGomes, Paulo Roberto Silveira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ramon de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4922-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757935-
Descrição: dc.descriptionA educação dos jovens e adultos (EJA) no Brasil tem sofrido grandes e importantes alterações ao longo da história. Porém ainda está longe de se atingir o patamar desejado. Isto ocorre, dentre muitos outros motivos, porque atualmente, em pleno século XXI, que é conhecido como o século da tecnologia, não se encontram nos currículos da EJA conteúdos de física moderna e contemporânea (FMC), sem os quais é impossível entender os avanços tecnológicos deste século. Além disso, não há um preparo dos professores para atuarem nas salas de aula do EJA, pois a maioria deles desconhece a metodologia andragógica, que é a que se aplica a jovens e adultos. Resta então ao aluno um ensino baseado nas aulas tradicionais, isto é, centradas na oralidade do professor e na passividade do aluno. Com enfoque nestes pressupostos, este trabalho monográfico tem o objetivo de propor atividades que visam tanto ensinar conteúdos de física moderna, mais especificamente na área de física nuclear, quanto sugerir ao professor mecanismos e metodologias que o permitam romper com o modelo do ensino tradicional e que se adequem aos alunos da EJA. A justificativa para a escolha do tema física nuclear está na intenção de auxiliar os professores na elaboração de atividades que complementem a aula, já que para este é impossível a execução de experimentos em sala de aula ou nos laboratórios didáticos, o que deixa o aluno, muito frequentemente, confuso e com importantes lacunas na aprendizagem. Como parte da metodologia empregada foi realizada uma breve investigação com o intuito de se fazer um levantamento das concepções prévias dos alunos sobre o tema abordado e também verificar a eficácia de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da EJA. A análise dos dados desta sondagem reforça a ideia de que as aulas diversificadas, acompanhadas da metodologia correta, rendem resultados satisfatórios-
Descrição: dc.descriptionThe education of young people and adults (EJA) in Brazil has undergone major and significant changes throughout history. However it is still far from achieving the desired level. This occurs, among many other reasons, because today, in the XXI century, which is known as the century of technology, there are not modern and contemporary physics (FMC) contents in the curricula of EJA, without which it is impossible to understand the advances technology of this century. In addition, there is no preparation of teachers to work in the adult education classrooms, because most of them unknowns the andragogical methodology, which is the one that applies to youth and adults. Then it remains to the student a teaching based on traditional classes, centered on the teacher orality and student passivity. Focusing on these assumptions, it is intended in this monograph project to propose activities aimed at both teaching modern physics content, specifically in nuclear physics area, as suggest to the teacher mechanisms and methodologies that allow to break with the traditional education model and that is suitable to the students of EJA. The reason for the choice of nuclear physics theme is the attempt to help teachers in designing activities that complement the class, since it is impossible the execution of experiments in the classroom or in the undergraduate laboratory, which leaves the student, most often, confusing and with important gaps in learning. As part of the methodology, it carried out a short survey in order to check the previous conceptions of the students on the topic and also confirm the effectiveness of playful activities in the teaching-learning process of adult education. The data analysis of this research reinforces the idea that the diverse classes, accompanied by the correct methodology, yield satisfactory results-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna e contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectFísica nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectJogos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectSimuladores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna e contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectFísica nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em educação-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectModern and contemporary physics-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and adult education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectSimulators-
Palavras-chave: dc.subjectNuclear Physics-
Título: dc.titleUma análise da utilização de jogos didáticos no ensino de física moderna e contemporânea na educação de jovens e adultos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.