Memória e espaço autobiográfico em Patrick Modiano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Eurídice-
Autor(es): dc.contributorPino, Cláudia Amigo-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Cláudia Maria P. de-
Autor(es): dc.contributorGlenadel, Paula-
Autor(es): dc.contributorPereira, Terezinha Maria Scher-
Autor(es): dc.creatorCampos, Laura Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8184-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757927-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa aborda o universo literário de Patrick Modiano, autor cuja obra articula-se em torno do período da Ocupação nazista em seu país, inscrevendo-se no contexto da literatura francesa da Segunda Geração de escritores judeus. Ela mostra inicialmente a evolução da obra de Modiano, contextualizando-a literária e historicamente e destacando o papel determinante do escritor no surgimento de novas interpretações sobre o governo de Vichy. Analisa em seguida o movimento de atração e resistência ao gênero autobiográfico presente em seus trabalhos e a construção de um espaço autobiográfico contemplando uma série de trabalhos e que podem ser lidos articuladamente. Como o principal substrato da obra de Modiano são as lembranças, a pesquisa mostra também que o autor reelabora uma memória lacunar, construindo uma poética que almeja apresentar uma falta. Dentro desse processo de rememoração, a fotografia merece destaque já que constitui uma ferramenta privilegiada para a transmissão de lembranças. Enfim, a pesquisa aponta o fato de Modiano aproximar a rememoração da investigação, apropriando-se e subvertendo os modelos do romance policial tradicional-
Descrição: dc.descriptionCette recherche s'intéresse à l'univers littéraire de Patrick Modiano, écrivain dont l'oeuvre s'articule autour de la période de l'Occupation allemande dans son pays, elle s'inscrit donc dans le contexte littéraire français de la Deuxième Génération d'écrivains juifs. L'étude propose de montrer premièrement l'évolution de l'oeuvre de Modiano, de la contextualiser littérairement et historiquement afin de mettre en valeur le rôle déterminant de l'écrivain dans l'émergence de nouvelles interprétations sur le gouvernement de Vichy. Le travail analyse ensuite le mouvement d'attirance et de résistance envers le genre autobiographique présent dans son oeuvre et la construction d'un espace autobiographique concernant un ensemble de textes qui peuvent être mis en articulation. Comme les souvenirs sont le principal substrat de l'oeuvre de Modiano, la recherche montre également que l'auteur reélabore une mémoire lacunaire et construit une poétique qui cherche à présenter un manque. Dans le processus de remémoration, la photographie mérite d'étre mise en évidence car elle constitue un outil privilégié pour la transmission des souvenirs. Finalement, on observe aussi que Modiano établit une proximité entre la remémoration et l'enquête, il s'approprie et subvertit à la fois le modèle du roman policier traditionnel-
Descrição: dc.descriptionThis research is concerned with Patrick Modiano's literary universe, an author whose work is articulated around the period of the Nazy Occupation in his country and inserted in the context of French literature that refers to the Second Generation of Jewish writers. Firstly, it shows the development of Modiano's production, contextualizing it literary and historically and emphasizing the author's powerful role in the appearance of new interpretations for Vichy government. Then, it analyses the movement of attraction and resistance to the autobiographical gender and the elaboration of an autobiographical space in his works that can be read in an articulated way. As the main substract in Modiano's works are remembrances, this research also demonstrates that the writer remakes a gap memory, creating a kind of poetics that aspires to present a blank. In this process of recalling, photography is worth mentioning since it is a valuable tool for the transmission of remembrances. Lastly, the research points to the fact that Modiano makes recalling close to investigation, using and overthrowing the traditional patterns of detective novels-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectModiano, Patrick, 1945-; crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectAutobiografia-
Título: dc.titleMemória e espaço autobiográfico em Patrick Modiano-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.