Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Murilo Alvarenga | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Pauli Adriano de Almada | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Cristiano Fonseca | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Juliano dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:48:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:48:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4730 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757923 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo concentra-se no dilema Teoria em Administração X Prática Gerencial, ou seja, se o conhecimento teórico garante o sucesso de um gestor no desempenho das funções gerenciais. Este dilema tem sido foco de debate no ensino gerencial nos dias atuais. Assim, seu objetivo está na verificação do desempenho de estudantes de administração numa simulação gerencial agrupados por um critério de homogeneidade de conhecimento. Inicialmente os alunos foram convidados a realizar testes como tentativa de medir seu conhecimento, e com base nessas médias de conhecimento organizou-se os grupos de forma que houvesse homogeneidade entre as médias de conhecimento dentro de cada grupo. Em seguida esses grupos foram submetidos a uma simulação organizacional e as opiniões dos alunos levantadas para analisar os fatores que possivelmente descrevem as diferenças de padrões de desempenho dos grupos na simulação, considerando o dilema exposto. Pretendeu-se, inicialmente, descrever a situação do ensino superior tradicional em administração de empresas questionando se está em consonância com a prática gerencial presente nas organizações. Ao longo do estudo pretende-se também apresentar, brevemente, alguns dos promissores métodos de ensino em administração como: PBL (Problem Based Learning), Critical Think, e Aprendizagem Vivencial. Um dos métodos defendidos por muitos autores como o mais completo e eficaz no desenvolvimento da pratica gerencial são os Jogos de Empresas ou Simulações Empresariais. Este método tem o objetivo de levar os participantes a gerir uma organização fictícia, fazendo com que os mesmos tomem decisões na gestão da mesma simulando, dessa forma, a prática gerencial presente nas organizações e exigindo as mesmas competências para a gestão de uma empresa real. Por fim, diante do dilema apresentado, serão apresentados resultados que busquem ao mesmo tempo esclarecer o dilema e confirmar os jogos de empresas como método de ensino gerencial capaz de reduzir ou até mesmo eliminar esse distanciamento entre teoria e prática gerencial | - |
Descrição: dc.description | This study focuses on the dilemma Theory in management X Managerial Practice, if theoretical knowledge guarantees a manager success while performing hislher manager activities. This dilemma has been the center for debate in management education in the present days. Therefore, it aims to check if management student' s performance in a business simulation while grouped using a knowledge homogeneity criteria. At first the students were invited to answer tests as a try to measure their knowledge, and based on the knowledge average obtained, groups were formed so that there would be knowledge homogeneity inside each group. After that, these groups were submitted to the simulation, and subsequently, their opinios were obtained through a polI in order to analyze probable factors that describe the differences in performance pattems observed in the business simulation, considering the exposed dilemma. At first is intended to describe the traditional graduate teaching in business management questioning its consonance with management practice in organizations. Along the present study will be presented some promising teaching methods as: PBL (Problem Based Learning), Criticai Think, and Experimentalleaming. One of the most defended method by authors as the most complete and efficient in management development are the business games and simulations. This method has the objective of take participant to manage an organization, demanding the same competencies abilities as a real one. At last, facing the dilemma the study will present results that try to clear up the dilemma as well as to confirm business games as a teaching method capable to reduce or even eliminate the distance between theory and practice | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação gerencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de ensino em administração de empresas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de empresas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulações empresariais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo de empresas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Business management teaching methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Business games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulations | - |
Título: dc.title | Os melhores alunos serão os melhores gestores? um estudo sobre conhecimento e desempenho gerencial nos jogos de empresas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: