O (des)dizer meritocrático: o funcionamento cínico do discurso empresarial em dizeres na mídia

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Autor(es): dc.contributorSilva, Silmara Cristina Dela da-
Autor(es): dc.contributorBaldini, Lauro José Siqueira-
Autor(es): dc.contributorEsteves, Phellipe Marcel da Silva-
Autor(es): dc.creatorAlmeida Júnior, Eber Fernandes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30689-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757918-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa analisa dizeres de Luciano Hang em entrevistas concedidas pelo empresário ao The Noite, no dia 11 de dezembro de 2018, e à Jovem Pan News, no dia 27 de abril de 2020. Nosso objetivo principal é analisar discursivamente uma posição sujeito num funcionamento cínico do discurso empresarial, visando compreender a produção de efeitos de sentidos – dissentidos e desmentidos – para meritocracia. Retomamos uma discursividade sobre a meritocracia e sua relação com o mecanismo ideológico na formação social capitalista e sua implicação no conflito entre os posicionamentos políticos neoliberal e liberal igualitário, gesto analítico que se deve aos trabalhos de Michael Sandel e Marilena Chauí como suportes para se pensar, respectivamente, uma política de humilhação e o simulacro da competência organizacional. A partir do posicionamento teórico da Análise de Discurso Materialista, retomamos uma discursividade sobre o cinismo como prática ideológica contemporânea, teorizada crítica e analiticamente por Baldini como efeito de um posicionamento desengajado, uma impostura em relação à identificação do sujeito a uma formação discursiva. Produzimos análises quanto aos modos de denominação dos objetos empresa, trabalho, trabalhador, política e político nas condições determinantes de cada uma das entrevistas na superfície linguística do corpus; o efeito de alinhamento ideológico do entrevistador com o entrevistado em posições discursivas referentes ao processo engendrado pelo discurso em análise; e o lugar discursivo de sujeito de sucesso na/da mídia, instância distinta das representadas pelas noções teóricas de posição sujeito e função-autor no espaço discursivo. Nossas análises indicam que o caráter universalizante da imagem formada para o sujeito meritocrático não abrange posições discursivas antagônicas ao neoliberalismo no Brasil, sendo, assim, um discurso cínico que interpela a todos, mas só a alguns, paradoxalmente.-
Descrição: dc.descriptionThis research analyzes sayings of Luciano Hang in interviews granted by the entrepreneur to The Noite, on the december 11th of 2018, and to Jovem Pan News, on april 27th of 2020. Our main goal is to discursively analyze a subject position in a cynical operation of the entrepreneurial discourse, aiming to understand the production of meaning effects – contradicted and denied – to meritocracy. We retake a discursiveness about meritocracy and it‟s relationship to the ideological mechanism in the capitalist social formation and it‟s implication in the conflict between neoliberal and egalitarian liberal political positioning, analytical gesture due to the works of Michael Sandel and Marilena Chauí as support of thinking, respectively, a politic of humiliation and the organizational competence simulacrum. From the theoretical positioning of the Materialistic Discourse Analysis, we retake a discursiveness about cynicism as a contemporary ideological practice, theorized critically and analytically by Baldini as an effect of a disengaged positioning, an imposture related to the subject‟s identification in a discursive formation. We produced analytical entries about the enunciative situation of the interviews: the denomination ways about the objects enterprise, work, worker, politics, politician in the determinants conditions of each interview in the corpus‟ linguistic surface; the effect of the ideological alignment of the interviewer to the interviewed in different discursive positions referring to the process engineered by the discourse in analysis; and the successful subject‟s discursive place in/of the media, distinctive instance of those represented by the theoretical notions of subject position and author-function in the discursive space. Our analysis indicates that the universalizing character of the formed image to the meritocratic does not include antagonistic discursive positions to neoliberalism in Brazil, being a cynical discourse that interpellates all, but only some, paradoxically.-
Descrição: dc.description134 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de Discurso-
Palavras-chave: dc.subjectMeritocracia-
Palavras-chave: dc.subjectCinismo-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectMeritocracy-
Palavras-chave: dc.subjectCynicism-
Palavras-chave: dc.subjectMedia-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalism-
Título: dc.titleO (des)dizer meritocrático: o funcionamento cínico do discurso empresarial em dizeres na mídia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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