"Quem pariu que o embale": uma análise semiolinguística em publicidades de produtos de cuidados para criança

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoelho, Fábio André-
Autor(es): dc.contributorFeres, Beatriz dos Santos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Adriano Oliveira-
Autor(es): dc.contributorViegas, Ilana da Silva Rebello-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Déborah Luiza Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12612-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757897-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho versa sobre uma aplicação da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau na análise de um objeto pertencente ao espaço publicitário. Alicerçado nas propostas desse autor, buscamos apresentar uma análise sobre as estratégias discursivas empregadas em publicidade impressa de artigos voltados para os cuidados para criança. Dessa forma, escolhemos doze (12) peças publicitárias, seis ao longo da parte teórica e seis (06) na análise do corpus, nas revistas Crescer e Pais & Filhos, da Editora Globo e da Editora Manchete, respectivamente, do ano de 2018, com a intenção não só de examinar como são realizadas as estratégias do discurso para a venda dos produtos apresentados no gênero em questão, mas também, compreender e entender a associação entre forma verbal e forma icônica para a constituição de sentidos nos objetos de análise. Verificamos ainda a diversidade da publicidade que, em uma análise primária, tem o propósito da venda dos produtos anunciados para um público específico, mas que também exteriorizam ideais e valores. Isto posto, podemos evidenciar como a publicidade atua não apenas como um instrumento que regula as economias de mercado, mas também com um meio de representações sociais e culturais-
Descrição: dc.descriptionThis work discusses an application of Patrick Charaudeau’s Semiolinguistic Theory in the analysis of an object belonging to the advertising space. Based on the author's proposals, We aim to present an analysis of the discursive strategies used in print advertising of articles focused on child care. Thus, we chose twelve (12) advertisements, six (06) over the theoretical piece and six over the corpus analysis, from the 2018 magazines Crescer and Pais e Filhos, respectively from Globo and Manchete publishers, with the intention, not only of examining how speech strategies are drawn up for the sale of the products presented in the genre in question. As well as understanding and comprehending the association between the form of speech and form of sign to the formation of meanings in the subject of study. We also verified the diversity of which, in a primary analysis, has the purpose of selling the advertised products to a specific audience, but also externalizing ideals and values. That said, we can point how advertising acts not only as an instrument at regulating market economies, but also as a means of social and cultural representation-
Descrição: dc.description86 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias discursivas-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectSemiologia (Comunicação)-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguistics-
Palavras-chave: dc.subjectdiscursive strategies-
Palavras-chave: dc.subjectadvertising-
Título: dc.title"Quem pariu que o embale": uma análise semiolinguística em publicidades de produtos de cuidados para criança-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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