O Brasil distópico na ficção de Ignácio de Loyola Brandão

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Ângela Maria-
Autor(es): dc.contributorGomes, Anderson Soares-
Autor(es): dc.contributorCardoso, André Cabral de Almeida-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Mykaelle de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25039-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757886-
Descrição: dc.descriptionDiante de um turbulento cenário nacional, as distopias literárias emergem como um aviso sobre o colapso civilizatório delineado no horizonte e como uma potente ferramenta crítica para pensar o contemporâneo. Nesse sentido, esta dissertação objetiva desenvolver um estudo sobre os romances distópicos Não verás país nenhum (2019) e Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela (2018), do escritor Ignácio de Loyola Brandão. A questão inicial empreendida é de que se a distopia é um gênero literário tão em voga na atualidade, o que motiva a escassez de fortuna crítica em território brasileiro, haja vista o complexo panorama sociopolítico em que vivemos? Quais contribuições e especificidades estas obras promovem? Como metodologia de pesquisa utilizou-se a análise e comparação de textos literários, bem como uma revisão bibliográfica sobre o gênero distópico, com destaque para o estudo de autores como Gregory Clayes (2017), Tom Moylan (2003), Raffaella Baccolini (2003), M. Keith Booker (1994), M. Elizabeth Ginway (2004), Franco Berardi (2019), entre outros. Assim, verificou-se como resultado que o conjunto da obra distópica de Ignácio de Loyola Brandão adquire fundamental importância nos últimos anos, representando um passo consistente na difusão das distopias literárias brasileiras diante de um cenário literário nacional marcado predominantemente pela tradição realista/naturalista. Ademais, a concretização desta pesquisa também permite ampliar o leque de possibilidades analíticas para pesquisadores na área de Letras e Literatura, bem como viabilizar o debate acadêmico sobre a estética distópica em território nacional.-
Descrição: dc.descriptionAnte un turbulento escenario nacionale, las distopías literarias emergen como un aviso sobre el colapso civilizatorio delineado en el horizonte y como un potente herramienta crítica que permite enfocarnos en lo contemporáneo. En ese sentido, esta disertación objetiva desarrollar un análisis sobre las novelas distópicas No verás país ningún (2019) y De esta tierra nada va a sobrar, a no ser el viento que sopla sobre ella (2018), del escritor Ignácio de Loyola Brandão. La hipótesis inicial emprendida es la de que, si la distopía es un género literario tan en boga en la actualidad, ¿qué motiva la escasez de fortuna crítica en el territorio brasileño, dado el complejo panorama sociopolítico en el que vivimos? ¿Cuáles contribuciones y especificidades estas obras promueven? Como metodología de investigación se utilizó la análisis y comparación de textos literarios, bien como un levantamiento bibliográfico sobre el género distópico, con énfasis en estudio de autores como Gregory Clayes (2017), Tom Moylan (2000), Raffaella Baccolini (2003), M. Keith Booker (1994), M. Elizabeth Ginway (2004), Franco Berardi (2019), entre otros. Así, se pudo verificar que el conjunto de la obra de Ignácio de Loyola Brandão adquiere fundamental importancia en los últimos años, representando un paso consistente en las distopías literarias brasileñas, sobre todo porque no se restringe al canon literario nacional, marcado por la estética realista/naturalista. Además, la concretización de esta investigación permite ampliar el abanico de posibilidades analíticas para investigadores en el área de Letras y Literatura, así como viabilizar el debate académico de este género en el territorio nacional.-
Descrição: dc.description80 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectUtopia-
Palavras-chave: dc.subjectDistopia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Brasileira Contemporânea.-
Palavras-chave: dc.subjectUtopia na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectDistopia na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectUtopía-
Palavras-chave: dc.subjectDistopía-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Brasileña-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Contemporánea-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Brasileña Contemporánea-
Título: dc.titleO Brasil distópico na ficção de Ignácio de Loyola Brandão-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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