EDUCAÇÃO PARA O ALÍVIO DA POBREZA: Uma análise cross-country para os países da América Latina no período de 2011 a 2019

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Vladimir Faria dos-
Autor(es): dc.contributorBastos, Patrícia de Melo Abrita-
Autor(es): dc.contributorArêdes, Alan Figueiredo de-
Autor(es): dc.creatorREGIS, HELENA GOUVEIA DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32324-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757873-
Descrição: dc.descriptionA pobreza e a perpetuação do subdesenvolvimento acompanham a América Latina desde sua constituição, uma vez que os altos índices de concentração de renda, pobreza e a falta de instrução dos indivíduos, comprometem o crescimento e desenvolvimento da região. Segundo o arcabouço teórico, a educação é um fator primordial para garantir mudanças estruturais na sociedade, garantindo maior igualdade entre a população. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como os investimentos em educação impactam a pobreza nos países latino-americanos, a saber, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, República Dominicana e Uruguai, durante os anos de 2011 a 2019. A metodologia empregada no estudo foi o modelo econométrico de dados em painel, em que se obteve resultados coerentes com a literatura, onde gastos em educação exercem uma influência negativa sobre a pobreza. Diante dos resultados obtidos, foi possível verificar que a pobreza também está relacionada ao Índice de Gini, PIB per capita e Inflação. Desse modo, a pesquisa verificou o comportamento da pobreza mediante ao investimento em educação, tendo em vista que a partir desses investimentos, será possível um maior desenvolvimento das habilidades dos indivíduos, aumentando sua produtividade e, consequentemente, um crescimento no longo prazo-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Título: dc.titleEDUCAÇÃO PARA O ALÍVIO DA POBREZA: Uma análise cross-country para os países da América Latina no período de 2011 a 2019-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.