Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Vladimir Faria dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Patrícia de Melo Abrita | - |
Autor(es): dc.contributor | Arêdes, Alan Figueiredo de | - |
Autor(es): dc.creator | REGIS, HELENA GOUVEIA DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:48:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:48:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32324 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757873 | - |
Descrição: dc.description | A pobreza e a perpetuação do subdesenvolvimento acompanham a América Latina desde sua constituição, uma vez que os altos índices de concentração de renda, pobreza e a falta de instrução dos indivíduos, comprometem o crescimento e desenvolvimento da região. Segundo o arcabouço teórico, a educação é um fator primordial para garantir mudanças estruturais na sociedade, garantindo maior igualdade entre a população. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como os investimentos em educação impactam a pobreza nos países latino-americanos, a saber, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, República Dominicana e Uruguai, durante os anos de 2011 a 2019. A metodologia empregada no estudo foi o modelo econométrico de dados em painel, em que se obteve resultados coerentes com a literatura, onde gastos em educação exercem uma influência negativa sobre a pobreza. Diante dos resultados obtidos, foi possível verificar que a pobreza também está relacionada ao Índice de Gini, PIB per capita e Inflação. Desse modo, a pesquisa verificou o comportamento da pobreza mediante ao investimento em educação, tendo em vista que a partir desses investimentos, será possível um maior desenvolvimento das habilidades dos indivíduos, aumentando sua produtividade e, consequentemente, um crescimento no longo prazo | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO PARA O ALÍVIO DA POBREZA: Uma análise cross-country para os países da América Latina no período de 2011 a 2019 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: