Adaptação escolar: trajetórias e processos sociais de crianças na creche

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristiana Callai de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Isabelle de Araujo Lima e-
Autor(es): dc.contributorGoldenzweig, Roman Eduardo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Mariana Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757870-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho discorre sobre a adaptação escolar, trajetórias e processos sociais de crianças na creche. A pesquisa foi desenvolvida com o intuito de trazer reflexões sobre o tema, destacando a importância da tríade bebê-família-educador, no fortalecimento do diálogo com a família e no vínculo da criança e do educador. A revisão de literatura contou com a contribuição de Rizzo (2006), Salla (2015), Winnicott (1982), Yuste (2007), entre outros. Destaca-se também a contribuição de Emmi Pikler (1940) que é referência na educação de bebês e defende o reconhecimento da autonomia da criança, a saúde física e mental com destaque para o brincar com liberdade, valorizando uma relação estável para o desenvolvimento emocional da criança, fatores que devem ser analisados quando falamos em adaptação escolar. A pesquisa de campo foi realizada no início do 2° semestre do ano letivo de 2022, em uma creche no interior do Estado do Rio de Janeiro, no município de Miracema, com a observação do processo de adaptação das crianças. Concluiu-se que, com base nos estudos realizados, que há um desencontro entre a teoria e a prática vivenciada na creche.-
Descrição: dc.descriptionThe present work discusses the school adaptation, trajectories and social processes of children in the day care center. The research was developed with the aim of bringing reflections on the subject, highlighting the importance of the baby-family-educator triad, in strengthening the dialogue with the family and in the bond between the child and the educator. The literature review had contributions from Rizzo (2006), Salla (2015), Winnicott (1982), Yuste (2007), among others. Also noteworthy is the contribution of Emmi Pikler (1940), who is a reference in the education of babies and defends the recognition of the child's autonomy, physical and mental health, with emphasis on playing with freedom, valuing a stable relationship for the child's emotional development, factors that must be analyzed when we talk about school adaptation. The field research was carried out at the beginning of the 2nd semester of the 2022 school year, in a day care center in the interior of the State of Rio de Janeiro, in the municipality of Miracema, with the observation of the children's adaptation process. It was concluded that, based on the studies carried out, there is a mismatch between theory and experienced practice.-
Descrição: dc.description36 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectCreche-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectSchool adaptation-
Palavras-chave: dc.subjectChild-
Palavras-chave: dc.subjectNursery-
Título: dc.titleAdaptação escolar: trajetórias e processos sociais de crianças na creche-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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