
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortolossi, Humberto José | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rabelo, Priscilla Guez | - |
| Autor(es): dc.contributor | Quadrat, Ricardo Viz | - |
| Autor(es): dc.creator | Queiroz, João Júlio Dias Bastos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:48:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:48:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14142 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757861 | - |
| Descrição: dc.description | No início do século XX, uma das questões que confrontavam os cientistas da época era sobre a possibilidade de se construir aparatos voadores grandes e estáveis o suficiente para levar ´ um homem aos céus e trazê-lo de volta em segurança. Alexander Graham Bell propôs um ˆ aparato voador (uma pipa) que, de fato, conseguiu transportar um homem. A ideia de Bell: usar tetraedros regulares como células das estruturas de suas pipas. Neste trabalho apresentamos um roteiro detalhado para a construção das pipas tetraédricas de Alexander Graham Bell com ´ material de baixo custo e, também, um formulário com sugestões de questões matemáticas ´ que podem ser desenvolvidas a partir da oficina. A atividade e complementada por modelos virtuais tridimensionais no computador. O assunto, alem de interessante do ponto de vista histórico, ´ e muito apropriado para se explorar, na Escola Básica, questões de diversas séries ´ escolares, tais como contagem, semelhança, proporcionalidade, áreas e volumes relacionadas ´ com a justaposição de tetraedros como também explorar o princípio da similitude de Galileu Galilei | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de proporções | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semelhança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pipas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Princípio da similitude | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alexander Graham Bell | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Simon Newcomb | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Proporção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
| Título: dc.title | Matemática no céu: explorando proporções nas pipas tetraédricas de Alexander Graham Bell | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: