Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Penha, Sidnei Percia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Bernardo, José Roberto da Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Eden Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.creator | Rangel, Danilo Chaves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:48:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:48:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4918 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757857 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho traz uma proposta de sequência didática para o estudo do tema Transferência de Calor em turmas do Segundo Ano do Ensino Médio Regular, tendo como referência uma turma de trinta alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ, escola localizada em bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Nossa sequência desenvolve o tema “segurança contra incêndios” tendo como base a tragédia da boate Kiss ocorrida em 2013 no estado de Santa Catarina, evento que tirou a vida de mais de 200 pessoas por causa de negligência e despreparo dos envolvidos e, nesse sentido, construímos um material para o aluno amparado pela perspectiva da formação para um cidadão capaz de posicionar criticamente frente a questões que envolvam o Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade(CTS) afim de atingir alguns dos objetivos da Alfabetização Científica (AC). Sob esta perspectiva elaboramos atividades que combinassem debates e experimentações de maneira a conversar com nosso referencial metodológico, o Ensino por Investigação visando construir os saberes necessários para a formação de “brigadistas de incêndio” para atuação no colégio. Nosso trabalho compromete-se, desta maneira, em potencializar capacidade de tomada de decisões de sujeitos componentes de nossa sociedade tecnocrática | - |
Descrição: dc.description | This paper presents a proposed instructional sequence for the study of the topic Heat Transfer in classes in Second Year of High School, with reference to a class of thirty students from the Colégio de Aplicação/UFRJ , school located in the South Side neighborhood of the city of Rio de Janeiro . Our sequence develops the theme “Fire security” based on the tragedy of the nightclub Kiss occurred in 2013 in the state of Santa Catarina , an event that took the lives of over 200 people because of neglect and lack of preparation of people involved , at this sense , we build a material for the student supported by the perspective of preparing a citizen able to critically position facing issues involving the Focus Science , Technology and Society(STS) in order to reach some of de objectives of the Scientific Literacy (SC). From this perspective we developed activities that combined discussion and experimentation in order to talk with our methodological framework , the use o research-like activities Research aimed at building the knowledge required for the formation of " fire brigade " for performance in college. Our work is committed in this way in enhancing decision-making ability of subjects components of our technocratic society | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação cidadã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transferência de calor | - |
Palavras-chave: dc.subject | CTS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transferência de calor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research-like activities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heat transfer | - |
Palavras-chave: dc.subject | STS | - |
Título: dc.title | Uma proposta de estudo de transferência de calor no ensino médio sob a perspectiva da formação cidadã: a formação de uma brigada de incêndio no Colégio de Aplicação/UFRJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: