
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Soares, Flávia dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:48:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:48:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/529 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757856 | - |
| Descrição: dc.description | 14p. | - |
| Descrição: dc.description | Nos últimos anos vêm crescendo o número de trabalhos que tratam da história do ensino de Matemática no Brasil. Retratando a história do ensino de Matemática em suas múltiplas vertentes, poucos são, entretanto, os estudos que enfocam a figura do professor de Matemática e aspectos relacionados à profissão docente. Este texto pretende abordar algumas dessas questões na passagem do século XVIII para o século XIX considerando as normas para recrutamento e seleção de professores de primeiras letras no Brasil advindas das Reformas pombalinas. Por meio da análise dos exames realizados no Rio de Janeiro tem-se como objetivo verificar quais as exigências para o exercício do magistério bem como quais os conteúdos de Matemática presentes nas provas, compreendendo a prática dos concursos como um dos instrumentos para avaliar, modelar e caracterizar a profissão de professor no Brasil, e em particular daquele professor que ensinava Matemática na passagem do século. | - |
| Descrição: dc.description | Sim | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | ANPED | - |
| Relação: dc.relation | Anais da 29a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instrução pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Seleção de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
| Título: dc.title | Instrução Pública e Docência de Matemática no Rio de Janeiro na passagem do século XVIII para o XIX | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: