Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borges, Marcia Narcizo | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Ana Lucia Nunes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Benite, Anna Maria Canavarro | - |
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Lincoln Fernandes de Araujo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:48:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:48:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29480 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757838 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como proposta a aplicação de uma Intervenção Pedagógica (IP) para o Ensino de Química que respeite as Diretrizes Curriculares Nacionais apontadas na Lei 10.639/2003, e a utilização reflexões geradas no desenvolvimento desta IP para o desenvolvimento de um Material Didático que permita o fomento do desenvolvimento de práticas pedagógicas para Educação Antirracista. Para atender a este objetivo, utilizou-se como base teórica a obra Superando o Racismo na Escola, do antropólogo e professor Kabengele Munanga, o que permitiu traçar estratégias para pensar em metodologias que fomentassem o debate racial dentro de sala de aula de forma efetiva. Além disso, a IP foi pautada na Educação Ambiental Crítica (EAC) como direcionamento do tema a ser trabalhado. Utilizou-se a Metodologia da Problematização, com o Arco de Maguerez para a estruturação pedagógica, visando criar uma perspectiva de ensino mais voltada para a construção do conhecimento e protagonismo das alunas e alunos. A IP, aplicada em uma escola no município de Cabo Frio, usou diferentes recursos didáticos para aproximar as alunas e alunos do debate e confrontar suas realidades para gerar empatia e a necessidade de mobilização frente a injustiças raciais. Este estudo nos trouxe a percepção de quais dificuldades professores de Química podem ter durante a construção de metodologias antirracistas, e que é possível introduzir o debate racial para a sala de aula de forma horizontal, sem prejudicar o Ensino de conteúdos formais. O Material Didático, que permite a reprodução da IP e dos outros recursos encontrados neste trabalho, busca não apenas guiar professores por um caminho para o Ensino de Química Antirracista, mas também inspirá-los a ousar e criar novos rumos a partir deste. | - |
Descrição: dc.description | This work proposes the application of a Pedagogical Intervention (IP) for the Teaching of Chemistry that respects the National Curriculum Guidelines indicated in Law 10.639/2003, and the use of reflections generated in the development of this IP for the development of a idactic Material that allows the promotion of the development of pedagogical practices for Anti-Racist Education. To meet this goal, the piece “Superando o Racismo na Escola”, by the anthropologist and professor Kabengele Munanga, was used as a theoretical basis, which allowed to plot strategies to find methodologies that effectively foster racial debate in classrooms. In addition, the IP was based on Critical Environmental Education (EAC) as a direction for the theme. The Problematization Methodology was used, with the Arch of Maguerez for the class structuring, aiming to create a teaching perspective more focused on the knowledge construction and student protagonism. The IP, applied in a school in the city of Cabo Frio, used different educational resources to bring students closer to the debate and confront their realities to generate empathy and the need to mobilize in the face of racial injustices. This study brought us the perception of what difficulties the Chemistry teacher may have during the construction of anti-racist methodologies, and that it is possible to introduce the racial debate to the classroom horizontally, without harming the formal content Teaching. From this application, an Courseware was built, which allows the reproduction of the IP and other resources found in this work, seeking not only to guide teachers along a path to the Teaching of Anti-racist Chemistry but also to inspire them to be bold and create new directions from of this one. | - |
Descrição: dc.description | 98 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química; Educação Antirracista; Educação Ambiental Crítica; Arco de Maguerez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química, Educação ambiental, Prática pedagógica, Discriminação na educação, Discriminação racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry Teaching; Anti-racist Education; Critical Environmental Education; Arch of Maguerez; | - |
Título: dc.title | Proposta de Intervenções Pedagógicas para o Ensino de Química visando uma Educação Ambiental Crítica Antirracista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: