Autonomia docente a partir da BNCC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCraveiro, Clarissa Bastos-
Autor(es): dc.contributorCraveiro, Clarissa Bastos-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, William de Goes-
Autor(es): dc.contributorSilva, Paulo de Tássio Borges da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maristela Ramalho Lopes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30164-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757824-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho, tem como finalidade apresentar uma reflexão acerca da autonomia docente e análise a partir dos discursos defendidos nos documentos da BNCC e BNC- Formação. Esse trabalho também tem como proposta apresentar alguns autores da área do currículo que contri- buíram para pensar sobre os impactos que essas modificações curriculares acarretaram no exer- cício da docência e na autonomia docente. A partir dessa pesquisa foi possível concluir que a BNCC e a BNC- Formação podem limitar e transformar o trabalho docente em ações “repro- dutoras” de conteúdos já estabelecidos e determinados pelas secretarias de educação nas diver- sas instancias possíveis: municipais, estaduais e federais.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to present a reflection about teaching autonomy and analysis based on the speeches defended in the documents of the BNCC and BNC- Training. The purpose of this work is also to present some authors in the area of curriculum who have contributed to thinking about the impacts that these curricular modifications have had on the teaching practice and on teacher autonomy. Based on this research, it was possible to conclude that the BNCC and the BNC- Formation can limit and transform teaching work into actions that “reproduce” content already established and determined by the education departments in the various possible instances: mu- nicipal, state and federal.-
Descrição: dc.description29-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia Docente-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Autonomy-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectCommon National Curriculum Base-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher Training-
Título: dc.titleAutonomia docente a partir da BNCC-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.