Vagar sem pressa no esconderijo da vida alada: em busca da alma na educação.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOstetto, Luciana Esmeralda-
Autor(es): dc.contributorOstetto, Luciana Esmeralda-
Autor(es): dc.contributorBernardes, Rosvita Kolb-
Autor(es): dc.contributorMarendino, Rosane Barbosa-
Autor(es): dc.contributorPisetta, Maria Angélica Augusto de Mello-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6575709415390171-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7470127128501920-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7470127128501920-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3599603278609656-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5245115513958949-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8060672265377906-
Autor(es): dc.creatorSeixas, Cristiana Garcez dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15707-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757815-
Descrição: dc.descriptionPesquisas e estudos que abordam a formação docente mostram que os caminhos e experiências culturais dos professores, vividos fora da escola, são limitados, e são escassos os espaços-tempos para a vivência de conhecimentos da ordem do sensível e do artístico-cultural no seu percurso escolar. Diante da aridez constatada, esta pesquisa parte da questão-incômodo: onde serão cultivadas essas dimensões do conhecimento, inclusive apontadas como necessárias pela legislação, para promover a formação da inteireza do professor? Tendo por objetivo analisar contribuições de espaços poéticos, simbólicos e expressivos na formação de professores da Educação Infantil, a pesquisa discute potencialidades de narrativas de si engendradas no processo criativo. Para a produção dos dados, foi projetado o “Estúdio do Sensível”, com a participação de oito professoras de Educação Infantil de escolas públicas. Desenvolvido através de dez encontros com duas horas de duração cada, o trabalho privilegiou a utilização de recursos da arteterapia, dança circular, biblioterapia e escrita criativa. Os dados para análise foram produzidos por meio de notas de pesquisa, fotografias e material expressivo criado pelas participantes. Um caderno de ressonâncias das participantes, como espaço de narrativas pessoais, foi proposto como um convite a comporem narrativas e reflexões dos processos vivenciados; alguns trechos de tal caderno, disponibilizados pelas autoras, fazem parte dos dados discutidos. As abordagens (auto)biográficas, das histórias de vida e formação foram apoios teóricos para as discussões sobre formação, memorial e escrita de si. Para dar sustentação ao trabalho com imagens e símbolos, foram utilizados pressupostos teórico-metodológicos da psicologia analítica e arquetípica. A pluralidade literária, dimensão ativa na formação da pesquisadora, foi adotada como fio condutor a entrelaçar reflexões e sentidos murmurados. Das narrativas textuais e imagéticas, foram iluminados, pela relevância identificada no contexto, os temas do “erro” e do “silêncio”, os símbolos da “árvore” e “pássaros/asas”, além do arquétipo do Puer. Na análise, o silêncio revelou-se como condição de acesso aos mananciais interiores; o erro, inerente aos processos de aprendizagem, mostrou-se como elemento que precisa ser ressignificado nos percursos docentes; os símbolos da árvore e pássaros/asas, como estruturantes no caminho da individuação, e o Puer, como veículo de resgate da alma, mostraram-se fecundas referências para a formação e a transformação docente. O ninho construído através do formato do “Estúdio do Sensível” poderia inspirar propostas de formação continuada de professores, gerar respiro, sentido e vidas aladas, pois, tanto na forma quanto no conteúdo que fez emergir, mostrou-se como fonte potente para o resgate da alma na educação-
Descrição: dc.descriptionThe research and studies related to teacher’s formation show that both instructor’s paths and cultural experiences practiced outside school are limited. Besides that, they also lack the space-time to experience sensitive and artistic-cultural knowledge inside their school work. Due to the verified aridity, this research has an uncomfortable questioning: Where these knowledge dimensions which are pointed out as necessary by law will be cultivated for the formation of teacher wholeness? The goal of this dissertation is to analyze the contributions of expressive, symbolic and poetic spaces on the formation of early childhood education teachers as well as to discuss the potentialities in self-narratives fomented in the creative process. In order to produce data, it was created a “Sensitive Studio” with eight early childhood education teachers from public schools. The project was developed by those teachers throughout ten meetings with two hours each and it was used resources from art therapy, circle dancing, bibliotherapy and creative writing. The data for the analysis was gathered from research notes, pictures and expressive material created by the participants. A notebook containing resonances from the participants as a personal narratives space was proposed as an invitation to compose narratives and reflections of the experienced process. Some parts of said notebook were provided by the authors and were used in the discussed data. The discussion of formation, memorial and self-writing were theoretically supported by the biographical approach. In order to give a support for the work with images and symbols, it was used theoretical-methodological assumptions from analytical and archetypal psychology. The literary plurality which is active on the researcher’s formation was adopted as the way to intertwine reflections and murmured senses. From the textual and imagery narratives the “mistake” and “silence” themes as well as the “tree” and “birds/wings” symbols and the Puer archetype were spotlighted by the relevance identified in the context. In the analysis the silence revealed itself as a condition to access interior sources. The mistake which is inherent to the learning processes showed itself as an element that needs to be given another meaning in the teacher’s path. The tree and birds/wings symbols were structural elements in the individuation process. Finally, the Puer as a soul rescuing vessel presented itself as a reference to both formation and transformation of the teacher. The nest built by the “Sensitive Studio” could inspire proposals for the teacher’s continuous formation. In addition, it could not only give them space to breathe but also purpose and winged lives because both form and content emerged from it showed itself as a strong source for the rescue of the soul in education-
Descrição: dc.description204 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas (auto)biográficas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação estética-
Palavras-chave: dc.subjectAlma-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagens expressivas-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher’s formation-
Palavras-chave: dc.subjectBiographical narratives-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetics formation-
Palavras-chave: dc.subjectSoul-
Palavras-chave: dc.subjectExpressive languages-
Título: dc.titleVagar sem pressa no esconderijo da vida alada: em busca da alma na educação.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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