A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Julietti de-
Autor(es): dc.contributorVillardi, Raquel Marques-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Natasha Coutinho Revoredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24243-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757797-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo verificar se a biblioterapia pode ser utilizada como recurso auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca a importância de trabalhar esse tema tendo em vista o aumento da prevalência do transtorno em nível mundial e a importância de contar com um bibliotecário para atuar junto com outros profissionais nesse campo. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente a biblioterapia, apresentar o TEA e descrever a biblioterapia como auxiliar no tratamento de crianças com o transtorno. A parte empírica do trabalho buscou identificar a percepção de pais de crianças com TEA e de diferentes profissionais sobre a utilização da leitura como método terapêutico e verificar se, na visão deles, a leitura poderia proporcionar benefícios a essas crianças. Trata-se de um estudo de campo de abordagem qualitativa. O método escolhido para a coleta de dados foi a entrevista com técnicas qualitativas semiestruturada. A partir da análise das entrevistas foi possível observar que a leitura pode ser uma grande aliada no desenvolvimento de crianças com TEA, uma vez que ela promove benefícios para os principais déficits do transtorno. Além disso, pôde-se perceber que é possível trabalhar a leitura com as crianças que possuam o TEA em graus leve e moderado, embora não tenha sido conclusiva a questão do uso da leitura com crianças de grau severo. Por fim, aponta para necessidade de pesquisas futuras com a implementação de um projeto piloto e um estudo do impacto que essa terapia alternativa poderia ter na vida dessas crianças.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to verify if bibliotherapy can be used as an auxiliary resource in the development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). It highlights the importance of working on this theme in view of the increasing prevalence of the disorder worldwide and the importance of having a librarian to work with other professionals in this field. A bibliographic research was used to theoretically support bibliotherapy, presenting TEA and describing bibliotherapy as an aid in the treatment of children with disorder. The empirical part of the study sought to identify the perception of parents of children with ASD and different professionals about the use of reading as a therapeutic method and to verify if, in their view, reading could provide benefits to these children. This is a field study with a qualitative approach. The method chosen for data collection was the interview with semi-structured qualitative techniques. From the analysis of the interviews it was observed that reading can be a great ally in the development of children with ASD, since it promotes benefits for the main deficits of the disorder. In addition, it could be seen that reading is possible with children with mild and moderate ASD, although the issue of using reading with severe children has not been conclusive. Finally, it points to the need for future research with the implementation of a pilot project and a study of the impact that this alternative therapy could have on the lives of these children.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioterapia-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura terapêutica-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioterapia-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotherapy-
Palavras-chave: dc.subjectAutism Spectrum Disorder-
Palavras-chave: dc.subjectTherapeutic reading-
Título: dc.titleA biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.