Implementação de melhorias no registro de dados indicadores pelas equipes de saúde da família de Rio Branco - Acre

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChristovam, Barbara Pompeu-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3282956164183598-
Autor(es): dc.contributorChagas, Herleis Maria de Almeida-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6237419926090578-
Autor(es): dc.contributorCunha, Carlos Leonardo Figueiredo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9603271880856443-
Autor(es): dc.contributorLima, Marlise de Oliveira Pimentel-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1626035806921265-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4147729315678442-
Autor(es): dc.creatorFaria, Érica Fabíola Araújo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32304-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757791-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: ao longo dos anos a Atenção Primária à Saúde vem mostrando sua importância e o quanto pode ser resolutiva em uma rede de assistência. Desde a implantação do Sistema Único de Saúde, tem-se falado sobre a importância do uso de dados, indicadores de saúde, sistemas de informação e avaliação nos processos assistenciais e gerenciais. O registro nos sistemas de informação, decorrente da alimentação dos dados, é imprescindível, tanto para o repasse de recursos financeiros como para a avaliação dos indicadores de saúde local e de gestão. Objetivos: Geral: analisar a implementação de melhorias a partir da auditoria de acompanhamento do processo de comunicação escrita dos dados, relacionados aos indicadores de desempenho nas Unidades Básicas de Saúde de Rio Branco – Acre. Específicos: realizar uma auditoria de base para avaliar a comunicação escrita dos dados relacionados aos indicadores de desempenho pelas equipes de saúde; avaliar estrutura, processo e resultado do registro dos dados dos indicadores de desempenho pelas equipes de saúde; propor plano de melhorias nas unidades básicas de saúde; elaborar e implementar planos de melhorias para o registro dos dados e uso de indicadores de desempenho nas unidades de básica de saúde. Método: estudo de implementação de melhorias com abordagem mista, desenvolvido em cinco etapas: Etapa 1: Mapeamento das evidências científicas; Etapa 2: Auditoria de linha de base; Etapa 3: Apresentação dos resultados; Etapa 4: Elaboração e implementação do plano de melhorias; Etapa 5: Auditoria de acompanhamento. Resultados: na etapa quantitativa foram avaliados 41 indicadores, 11 relacionados à estrutura, 23 relacionados a processo e 7 relacionados a resultado. Dos 11 indicadores de estrutura, todos apresentaram respostas acima de 50% de conformidade (sim). Nos indicadores de processos, dos 23, 3 apresentaram resultados abaixo de 50% (sim), e os demais apresentaram respostas acima de 50%. Nos indicadores de resultados, entre os 7 indicadores, 3 apresentaram resultados abaixo de 50% de conformidade (sim). Na etapa qualitativa, obteve-se ainda a categorização de quatro classes: Organização e planejamento do atendimento diante da alta demanda nas Unidades Básicas de Saúde; Aspectos facilitadores e dificultadores para a realização e registro das ações e serviços; Processo de registro dos dados nos Sistemas de Informação em Saúde; O papel da equipe na estruturação do serviço e os desafios no monitoramento dos indicadores de saúde. Conclusões: a construção e implementação dos planos de melhorias das 12 equipes de Saúde da Família foram analisadas e instrumentalizadas pela equipe técnica estadual e municipal de saúde. As auditorias realizadas e os instrumentos utilizados possibilitaram identificar os principais problemas, dificuldades e fragilidades dos profissionais. A elaboração e implementação dos planos de melhorias evidenciou a necessidade e importância de melhores registros nos sistemas de informações e o monitoramento dos dados para a realização das ações e serviços de saúde das Unidades, de forma a melhorar os processos de trabalho, os registros e resultados dos indicadores de desempenho das equipes de Saúde da Família de Rio Branco.-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: over the years Primary Health Care has shown its importance and how much it can be resolving in a care network. Since the implementation of the Unified Health System, there has been talk about the importance of using data, health indicators, information systems and evaluation in care and management processes. Registration in the information systems, resulting from the data feed, is essential, both for the transfer of financial resources and for the evaluation of local health and management indicators. Objectives: General: to analyze the implementation of improvements based on the follow-up audit of the written data communication process, related to performance indicators in the Basic Health Units of Rio Branco - Acre. Specific: perform a baseline audit to assess the written communication of data related to performance indicators by health teams; evaluate the structure, process and result of data recording of performance indicators by health teams; propose a plan for improvements in basic health units; develop and implement improvement plans for data recording and use of performance indicators in basic health units. Method: study of the implementation of improvements with a mixed approach, developed in five stages: Stage 1: Mapping of scientific evidence; Step 2: Baseline Audit; Step 3: Presentation of results; Step 4: Elaboration and implementation of the improvement plan; Step 5: Follow-up Audit. Results: in the quantitative stage, 41 indicators were evaluated, 11 related to structure, 23 related to process and 7 related to results. Of the 11 structure indicators, all presented answers above 50% of compliance (yes). In the process indicators, of the 23, 3 presented results below 50% (yes), and the others presented responses above 50%. In the result indicators, among the 7 indicators, 3 presented results below 50% of compliance (yes). In the qualitative stage, the categorization of four classes was also obtained: Organization and planning of care in view of the high demand in the Basic Health Units; Facilitating and hindering aspects for carrying out and registering actions and services; Data registration process in the Health Information Systems; The team's role in structuring the service and the challenges in monitoring health indicators. Conclusions: the construction and implementation of improvement plans for the 12 Family Health teams were analyzed and implemented by the state and municipal health technical team. The audits carried out and the instruments used made it possible to identify the main problems, difficulties and weaknesses of the professionals. The elaboration and implementation of the improvement plans showed the need and importance of better records in the information systems and data monitoring for carrying out the actions and health services of the Units, in order to improve work processes, records and results of the performance indicators of the Family Health teams in Rio Branco.-
Descrição: dc.descriptionIntroducción: a lo largo de los años la Atención Primaria de Salud ha demostrado su importancia y lo mucho que puede estar resolviendo en una red de atención. Desde la implementación del Sistema Único de Salud se habla de la importancia del uso de datos, indicadores de salud, sistemas de información y evaluación en los procesos de atención y gestión. El registro en los sistemas de información, resultante de la alimentación de datos, es fundamental, tanto para la transferencia de recursos financieros como para la evaluación de indicadores locales de salud y gestión. Objetivos: General: analizar la implementación de mejoras a partir de la auditoría de seguimiento del proceso de comunicación de datos escritos, relacionados con indicadores de desempeño en las Unidades Básicas de Salud de Rio Branco - Acre. Específicos: realizar una auditoría de línea de base para evaluar la comunicación escrita de datos relacionados con indicadores de desempeño por parte de los equipos de salud; evaluar la estructura, proceso y resultado del registro de datos de indicadores de desempeño por parte de los equipos de salud; proponer un plan de mejoras en las unidades básicas de salud; desarrollar e implementar planes de mejora para el registro de datos y el uso de indicadores de desempeño en las unidades básicas de salud. Método: estudio de implementación de mejoras con enfoque mixto, desarrollado en cinco etapas: Etapa 1: Mapeo de evidencia científica; Paso 2: Auditoría de referencia; Paso 3: Presentación de resultados; Paso 4: Elaboración e implementación del plan de mejora; Paso 5: Auditoría de seguimiento. Resultados: en la etapa cuantitativa se evaluaron 41 indicadores, 11 de estructura, 23 de proceso y 7 de resultado. De los 11 indicadores de estructura, todos presentaron respuestas por encima del 50% de cumplimiento (sí). En los indicadores de proceso, de los 23, 3 presentaron resultados por debajo del 50% (sí), y los demás presentaron respuestas por encima del 50%. En los indicadores de resultado, de los 7 indicadores, 3 presentaron resultados por debajo del 50% de cumplimiento (sí). En la etapa cualitativa, también se obtuvo la categorización de cuatro clases: Organización y planificación de la atención ante la alta demanda en las Unidades Básicas de Salud; Aspectos facilitadores y obstaculizadores para la realización y registro de acciones y servicios; Proceso de registro de datos en los Sistemas de Información en Salud; El papel del equipo en la estructuración del servicio y los desafíos en el seguimiento de los indicadores de salud. Conclusiones: la construcción e implementación de planes de mejora para los 12 equipos de Salud de la Familia fueron analizadas e implementadas por el equipo técnico de salud estatal y municipal. Las auditorías realizadas y los instrumentos utilizados permitieron identificar los principales problemas, dificultades y debilidades de los profesionales. La elaboración e implementación de los planes de mejora mostró la necesidad e importancia de mejores registros en los sistemas de información y seguimiento de datos para la realización de las acciones y servicios de salud de las Unidades, con el fin de mejorar los procesos de trabajo, registros y resultados de los indicadores de desempeño de las los equipos de Salud de la Familia en Rio Branco.-
Descrição: dc.description112 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção Primária à Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores de Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectImplementação de Melhorias-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção Primária à Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores Básicos de Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectMelhoria de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectPrimary Health Care-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectHealth Indicators-
Palavras-chave: dc.subjectImplementation of Improvements-
Palavras-chave: dc.subjectAtención Primaria de Salud-
Palavras-chave: dc.subjectComunicación-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores de Salud-
Palavras-chave: dc.subjectImplementación de Mejoras-
Título: dc.titleImplementação de melhorias no registro de dados indicadores pelas equipes de saúde da família de Rio Branco - Acre-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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