Favelação: experiência de letramento midiático através da pesquisa-ação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Thaiane-
Autor(es): dc.contributorPolivanov, Beatriz-
Autor(es): dc.contributorDominick, Rejany dos S.-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fátima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5078851521764409-
Autor(es): dc.creatorSousa, Lumárya de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15300-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757788-
Descrição: dc.descriptionA educação com/sobre/através das mídias ainda é um grande desafio no contexto escolar. Numa sociedade cada vez mais midiatizada, o letramento midiático representa muito mais do que um estímulo a habilidades e conhecimentos críticos para um melhor uso das mídias. Ele é também uma chave para o desenvolvimento da liberdade de expressão e do direito à informação e do estímulo à cidadania. Instituições como a Unesco entendem o consumo, a reflexão e a produção de mídia como direitos humanos essenciais para se promover uma sociedade mais justa, equilibrada e inclusiva. Nesta perspectiva, a presente dissertação aborda discussões em torno do letramento midiático com o objetivo de compreender na prática como os indivíduos imersos nesse processo se relacionam e entendem seu envolvimento com as mídias, reconhecendo suas vozes e os entendendo como importantes atores da sociedade. Tais questões emergem a partir da criação e execução do projeto FavelAção, desenvolvido com alunos da Escola Municipal Ayrton Senna, localizada no Morro do Estado, em Niterói (RJ). As atividades com as crianças da favela são conduzidas a partir dos pressupostos da pesquisa-ação, uma proposta metodológica participativa e centrada nos sujeitos, buscando torná-las protagonistas do processo e, assim, romper com o cenário latente da invisibilidade. Por meio da experiência prática, pudemos compreender o letramento midiático como uma proposta transformadora na condução à formação de alunos criativos, produtivos e críticos quanto às mídias e às diversas demandas sociais, desde que reconhecidos como atores sociais atuantes e conscientes de sua própria realidade, ainda que sejam crianças.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEducation with / over / through the media is still a great challenge in the school context. In an increasingly mediatized society, media literacy represents much more than a stimulus to critical skills and knowledge for better media use. It is also a key to the development of freedom of expression and the right to information and the encouragement of citizenship. Institutions such as Unesco understand consumption, reflection and media production as essential human rights to promote a more just, balanced and inclusive society. In this perspective, the present dissertation approaches discussions around the media literacy with the objective of understanding in practice how the individuals immersed in this process relate and understand their involvement with the media, giving voice to them and recognizing them as important actors in society. These issues emerge from the creation and execution of the FavelAção project, developed with Ayrton Senna Municipal School’s students, located in Morro do Estado, in Niterói, RJ. The activities with the children of the favela are driven from the presuppositions of action-research, a participatory methodological proposal centered on the subjects, seeking to make them protagonists of the process and, thus, to break with the latent scenario of invisibility. Through practical experience, we have been able to understand media literacy as a transformative proposal in the formation of creative, productive and critical students about the media and the various social demands, since they are recognized as active and conscious social actors of their own reality, even if they are children.-
Descrição: dc.description150f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento midiático-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectFavela-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-ação-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFavela-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-ação-
Palavras-chave: dc.subjectMedia literacy-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPublic school-
Palavras-chave: dc.subjectFavela-
Palavras-chave: dc.subjectAction-research-
Título: dc.titleFavelação: experiência de letramento midiático através da pesquisa-ação-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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