Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5288043215984971-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Francisca Marli Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4192469439181304-
Autor(es): dc.contributorGräff, Patrícia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5670585241403271-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Pablo de Vargas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9179487937818878-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2552691145232993-
Autor(es): dc.creatorAlves, Jéssika Figueredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27833-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757774-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação reúne experiências, aprendizados, escutas e reflexões sobre a educação de pessoas surdas com o objetivo de perceber os desafios encontrados e estratégias utilizadas pelos docentes para incluir os estudantes usuários da Libras. Foi estruturada em formato multipaper, sendo composta por três artigos. O primeiro artigo considera o caminho transdisciplinar da educação de surdos(as) no município de Santo Antônio de Pádua-RJ e discute a influência das representações sociais de docentes na forma como lecionam e compreendem a surdez. O segundo analisa os efeitos da pandemia de COVID19 no ensino remoto para estudantes com surdez matriculados nas escolas públicas do Município, a atuação de intérpretes de Libras neste período de crise sanitária e apresenta algumas das alternativas adotadas para dar continuidade às atividades escolares. Por fim, o terceiro artigo reflete sobre como a “escuta empática” é essencial na prática docente, trazendo relatos e entendimentos sobre a dinâmica escolar, tendo em vista a recente alteração da Lei de Diretrizes e Bases, incluída pela Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, que dispõe sobre a Educação Bilíngue de Surdos/as. Foi possível notar que cada discente, na realidade que está inserido, apresenta necessidades que requerem ações especificas e escutar as demandas dos estudantes, conhecê-los, embora pareça óbvio, é atributo fundamental para orientar a prática docente. Portanto, o “comum”, o “cotidiano”, o “normal”, merecem atenção.-
Descrição: dc.description77 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão em Educação-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Bilíngue de Surdos/as-
Palavras-chave: dc.subjectSurdez-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdos-
Palavras-chave: dc.subjectSurdez-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleSurdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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