Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Jacqueline de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5288043215984971 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Francisca Marli Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4192469439181304 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gräff, Patrícia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5670585241403271 | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Pablo de Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9179487937818878 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2552691145232993 | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Jéssika Figueredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:48:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:48:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27833 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757774 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação reúne experiências, aprendizados, escutas e reflexões sobre a educação de pessoas surdas com o objetivo de perceber os desafios encontrados e estratégias utilizadas pelos docentes para incluir os estudantes usuários da Libras. Foi estruturada em formato multipaper, sendo composta por três artigos. O primeiro artigo considera o caminho transdisciplinar da educação de surdos(as) no município de Santo Antônio de Pádua-RJ e discute a influência das representações sociais de docentes na forma como lecionam e compreendem a surdez. O segundo analisa os efeitos da pandemia de COVID19 no ensino remoto para estudantes com surdez matriculados nas escolas públicas do Município, a atuação de intérpretes de Libras neste período de crise sanitária e apresenta algumas das alternativas adotadas para dar continuidade às atividades escolares. Por fim, o terceiro artigo reflete sobre como a “escuta empática” é essencial na prática docente, trazendo relatos e entendimentos sobre a dinâmica escolar, tendo em vista a recente alteração da Lei de Diretrizes e Bases, incluída pela Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, que dispõe sobre a Educação Bilíngue de Surdos/as. Foi possível notar que cada discente, na realidade que está inserido, apresenta necessidades que requerem ações especificas e escutar as demandas dos estudantes, conhecê-los, embora pareça óbvio, é atributo fundamental para orientar a prática docente. Portanto, o “comum”, o “cotidiano”, o “normal”, merecem atenção. | - |
Descrição: dc.description | 77 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Bilíngue de Surdos/as | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação bilíngue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Título: dc.title | Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: