Literatura, contação de histórias e a formação do leitor: experiências desde a infância.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virginia Georg-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341-
Autor(es): dc.contributorInsfran, Fernanda Fochi Nogueira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2513767930817551-
Autor(es): dc.contributorReis, Andréa Cardoso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058-
Autor(es): dc.creatorBastos, Barbara Ferreira Ventura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24915-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757768-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta a literatura e sua importância como atividade a ser trabalhada com crianças na Educação Infantil. Desde o primeiro segmento da educação é fundamental desenvolver nos pequenos o interesse e o gosto por histórias que as levem a viver diferentes aventuras transportando-as para o mundo mágico das leituras de mundo e dos contos infantis. A leitura e contação de histórias é um recurso que exercita a fantasia e a imaginação, favorece a aprendizagem da linguagem, contribui para o senso crítico, como também amplia vocabulário e os conhecimentos. Portanto, frente à necessidade de se formar cidadãos críticos e leitores reflexivos, além de enriquecer e ampliar a construção de conhecimentos das crianças, a pesquisa busca investigar a importância da literatura infantil e da contação de histórias desde a educação infantil e suas contribuições para o desenvolvimento e aprendizado nas infâncias. O caminho metodológico perpassou pela pesquisa bibliográfica de autores como Vygotsky, Hunt, Betty Coelho, Lajolo, Abramovich e outros, que discutem a literatura infantil, além de outros estudiosos, e também configurou uma pesquisa narrativa, porque traz experiências da autora com livros e contação de histórias vividas desde a infância, além de outras experiências vivenciadas em espaços escolares e em ambientes de educação não formal. Assim, o trabalho busca defender a necessidade de criar condições para que histórias e livros sejam potências transformadoras para todas as idades e não apenas se tornem objetos de desejo para crianças, mas também sejam instrumentos afetivos em suas formações, como sujeitos leitores, capazes de fazer crescer seus mundos, criarem suas próprias histórias, assumirem suas autorias, produzirem e transmitirem suas culturas.-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents literature and its importance as an activity to be worked on with children in Kindergarten. Since the first segment of education, it is essential to develop in the littles ones the interest and taste for stories that will take them to live different adventures and transporting them to the magical world of world readings and children's tales. Reading and storytelling is a resource that exercises fantasy and imagination, favors language learning, contributes to the critical sense, as well as expands vocabulary and knowledge. Therefore, faced with the need to train critical citiziens and reflective readers, in addition to enriching and promoting the construction of children’s knowledge, this reserach seeks to investigate the importance of children's literature and storytelling from early childhood education and their contributions to development and childhood learning. The methodological path went through bibliographic research of authors such as Vygotsky, Hunt, Betty Coelho, Lajolo, Abramovich and others who discuss children's literature, in addition to other scholars, and also configured a narrative research, because it brings the author's experiences with books and storytelling - stories from childhood, besides other experiences lived in school spaces and in non-formal education environments. Thus, the work seeks to defend the need to create conditions for stories and books to be transformative powers for all ages and not only become objects of desire for children, but also affective instruments in their formation as reading subjects, able to grow their worlds, create their own stories, assume their authorship, produce and transmit their cultures.-
Descrição: dc.description50 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectformação do leitor-
Palavras-chave: dc.subjectdesenvolvimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's Literature-
Palavras-chave: dc.subjectreader training-
Palavras-chave: dc.subjectdevelopment and learning-
Título: dc.titleLiteratura, contação de histórias e a formação do leitor: experiências desde a infância.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.