Lei Nacional da Aprendizagem Profissional: problematizações de uma política em disputa no mercado da formação profissional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVentura, Jaqueline Pereira-
Autor(es): dc.contributorRummert, Sonia Maria-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorAlvarenga, Marcia-
Autor(es): dc.creatorCosta, Douglas Heliodoro Firmino da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15001-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757759-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo analisar as determinações históricas da política de aprendizagem profissional brasileira, com ênfase nas mudanças estabelecidas através da lei no 10.097 de 2000 (BRASIL, 2000). A partir dessa análise, buscou-se apreender as correlações de forças em torno dessa política. Tendo por base o sentido ontológico e sócio-histórico do trabalho, este estudo partiu da concepção de trabalho enquanto princípio educativo. Desse modo, a análise situa-se na totalidade das relações sociais e da luta de classes, sob o contexto da reestruturação produtiva e das demandas do capital por trabalho simples de novo tipo. É diante desse contexto e da relação ontológica entre trabalho e educação que se busca compreender, aqui, as disputas em torno da aprendizagem profissional, evidenciando suas mediações e contradições. Esta pesquisa foi realizada por meio da análise dos documentos primários (leis, decretos e portarias), bem como de pesquisas que se debruçaram sobre as políticas de educação profissional do país. Evidenciou-se, então, um movimento de mercantilização da política de aprendizagem, que, outrora, concentrou-se na formação para o mercado e, atualmente, encontra-se num processo de subsunção ao mercado da formação. Processo este potencializado por meio do programa Pronatec Aprendiz. Dessa forma, compreende-se que a aprendizagem profissional, apesar das disputas, sobretudo, entre as frações da classe burguesa, garante um duplo ganho ao capital, seja por meio da mercadoria- educação na (con)formação dos jovens trabalhadores, seja através da educação-mercadoria no mercado da educação profissional. Constitui, portanto, um novo nicho no mercado da formação-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study was to analyze the historical determinations of the Brazilian professional learning policy, with emphasis on the changes established by law 10,097 of 2000 (BRASIL, 2000). Based on this analysis, we sought to understand the correlations of forces around this policy. Based on the ontological and socio-historical meaning of work, this study started from the conception of work as an educational principle. Thus, the analysis lies in the totality of social relations and class struggle, under the context of productive restructuring and the demands of capital for simple work of a new type. It is against this context and the ontological relation between work and education that we try to understand here the disputes about professional learning, evidencing their mediations and contradictions. This research was carried out by means of the analysis of the primary documents (laws, decrees and ordinances), as well as of researches that focused on the professional education policies of the country. A movement of commodification of the learning policy, which, once, focused on training for the market and is currently in a process of subsumption to the training market. This process is enhanced through the Pronatec Apprentice program. In this way, it is understood that professional learning, in spite of disputes, especially among the fractions of the bourgeois class, guarantees a double gain to capital, either through the education-commodity of young workers, or through education-commodity in the professional education market. It is therefore a new niche in the training market-
Descrição: dc.description175 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLei da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPronatec Aprendiz-
Palavras-chave: dc.subjectMercado da formação-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho e educação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem profissional-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para o trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectLearning law-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional learning-
Palavras-chave: dc.subjectApprentice Pronatec-
Palavras-chave: dc.subjectTraining market-
Palavras-chave: dc.subjectWork and Education-
Palavras-chave: dc.subjectVocational training-
Título: dc.titleLei Nacional da Aprendizagem Profissional: problematizações de uma política em disputa no mercado da formação profissional-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.