O trabalho do assistente social na educação privada: desafios, implicações e resultados da bolsa no Instituto Profissional Laura Vicunha

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBotelho, Thaynara Moreira-
Autor(es): dc.contributorFreitas Júnior, Paulo Santos-
Autor(es): dc.contributorPalmeira, Jonadable Alves-
Autor(es): dc.contributorBotelho, Thaynara Moreira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Elsa dos Santos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9608-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757750-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho final de curso objetiva analisar os impactos causados na vida de ex-alunos que foram bolsistas no Instituto Profissional Laura Vicunha nos anos de 2004 a 2008. A metodologia utilizada na pesquisa foi a do materialismo histórico dialético. Os desdobramentos deste estudo se pautaram nas análises sobre a origem da educação no Brasil, passando pela consolidação da escola privada até se chegar as reflexões sobre a consecução de bolsas no referido instituto, situado no município de Campos dos Goytacazes. O presente estudo retratou que os usuários que se inscreveram para o processo de bolsas estavam em situação de vulnerabilidade social e enfrentavam desafios relacionados a esta problemática. Entre estes se apresenta a questão da dificuldade de acesso e permanência na educação escolarizada que seja de qualidade. Estes obstáculos estruturais estão presentes na sociedade brasileira desde a implantação do primeiro sistema educacional do país e são inerentes a sociedade capitalista. Nesse contexto, o Serviço Social se insere na instituição como mediador para o processo de bolsa (gratuidade ou parcial) oferecido pela escola de acordo com a Lei 12.101 de 27 de novembro de 2009. Foi analisado a partir de pesquisa, qualitativa-quantitativa com egressos da instituição por veículo de e-mail, retirar qual a importância destas bolsas de estudos na vida dos educandos num cenário em que é necessário buscar a educação como caminho para a mobilidade social, onde há interesse de maior empregabilidade no futuro. No trabalho também foi mostrado como o sistema educacional foge dos preceitos fundamentais almejados pela educação se submetendo aos interesses do capital.-
Descrição: dc.descriptionThis end-of-course work aims to analyze the impact caused on the lives of former students who were scholarship holders at the Laura Vicunha Professional Institute from 2004 to 2008. The methodology used in the research was that of dialectical historical materialism. The unfoldings of this study were based on the analyzes of the origin of education in Brazil, and consolidation of the private school until the reflections on the acquisition of scholarships in the mentioned institute located in the municipality of Campos dos Goytacazes. The present study portrayed that the users who registered for the scholarship process were in a situation of social vulnerability and faced challenges related to this problem. Among these is the question of the difficulty of access and permanence in quality school education. These structural obstacles have been present in brazilian society since the implementation of the country's first educational system and are inherent in capitalist society. In this context, the Social Service is inserted in the institution, as mediator for the scholarship process (gratuity or partial) offered by the school according to Law 12.101 of November 27, 2009. It was analyzed from qualitative-quantitative research with the institution's graduates by e-mail vehicle, what is the importance of these scholarships in the students life in a scenario where it is necessary to seek education as a path to social mobility, where there is interest of greater employability in the future. In the work it was also shown how the educational system escapes the fundamental precepts sought by education by submitting itself to the interests of capital.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectServiço Social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscola privada-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de educação-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Service-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismo-
Título: dc.titleO trabalho do assistente social na educação privada: desafios, implicações e resultados da bolsa no Instituto Profissional Laura Vicunha-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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