Arte para lutar, teatro popular: teatro do oprimido e educação popular na Escola de Teatro Popular do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiranda, Kênia-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Mariana Lima de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22289-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757743-
Descrição: dc.descriptionO Teatro do oprimido e a Educação popular buscam incentivar a reflexão crítica sobre a realidade e pretendem ser ferramentas na transformação social e na superação das opressões. Nesta pesquisa, analisamos as experiências da Escola de Teatro Popular (ETP) durante seus primeiros anos de existência. A proposta inicial era de que a ETP fosse um espaço para formação de militantes de movimentos sociais no debate sobre cultura e nas práticas teatrais. Hoje a escola atua na Educação popular oferecendo oficinas permanentes de Teatro do oprimido, projeto intitulado Cidadania em cena, em parcerias com cursos pré-vestibulares populares em territórios periféricos. Acreditamos que o Teatro do oprimido pode ser uma importante ferramenta da Educação popular. Por isso, o objetivo desta pesquisa é analisar as experiências da ETP, para compreender como o Teatro do oprimido e a Educação popular se dão na prática dessa escola e quais as possíveis relações entre elas. Os principais procedimentos para essa pesquisa foram a realização de entrevistas com membros da escola, entre eles os dois fundadores da ETP e três monitores do projeto Cidadania em cena, além da análise do projeto político-cultural da ETP e dos relatórios das aulas do projeto. Nosso referencial teórico é o materialismo histórico dialético, na relação com o campo do Teatro político e da Educação popular. Teatro do oprimido e Educação popular são práticas que tratam da realidade dos seus participantes, de suas opressões e se relacionam de maneira singular neste projeto de formação através da cultura. Diante disso, buscamos analisar como essas práticas se relacionam no fazer da escola, quais as concepções e acúmulos sobre esses fazeres. A ETP se propõe a fazer um Teatro do oprimido mais dialético, utilizando recursos do teatro épico. Buscamos analisar as experiências com esse modelo, as dificuldades de se propor um teatro épico quando somos condicionados ao modelo dramático pela indústria cultural-
Descrição: dc.descriptionThe Theater of the oppressed and the Popular education seek to encourage critical reflection about reality and intend to be tools in social transformation and the overcoming of oppressions. In this research, the experiences of Popular Theater School (ETP) are analysed during its early years of existence. The initial proposal was for the ETP to be a space to train social movement activists in the debate on culture and theater practices. Nowadays, the school operates in Popular Education offering permanent workshops on Theater of the oppressed, a project entitled Cidadania em cena, in partnership with popular pre-university preparatory courses in peripheral territories. We believe that the Theater of oppressed can be an important tool of Popular education. Thus, the objective of this research is to analyze the experiences of ETP, to understand how the Theater of the oppressed and Popular education take place in the practice of this school and what are the possible relationships between them. The main procedures for this research were interviews with members of the school, among them the two founders of ETP and three monitors of the project Cidadania em cena, in addition to the analysis of the political-cultural project of ETP and the reports of the project's classes. Our theoretical framework is the dialectical historical materialism, in relation to the field of Political theater and Popular education.The Theater of the oppressed and Popular education are practices that deal with the reality of its participants, their oppressions and relate in a unique way in this training project through culture. Therefore, we seek to analyze how these practices are related in the making of the school, which are the conceptions and accumulations about these actions. ETP proposes to make a more dialectical Theater of the oppressed, using epic theater resources. We seek to analyze the experiences with this model, the difficulties of proposing an epic theater when we are conditioned to the dramatic model by the cultural industry-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro político-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro do oprimido-
Palavras-chave: dc.subjectTransformação social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro político-
Palavras-chave: dc.subjectPopular education-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical theater-
Palavras-chave: dc.subjectTheater of the oppressed-
Palavras-chave: dc.subjectSocial transformation-
Título: dc.titleArte para lutar, teatro popular: teatro do oprimido e educação popular na Escola de Teatro Popular do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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