O uso da análise envoltória de dados na avaliação de eficiência do processo de distribuição de roupas de uma empresa de moda atacadista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeza, Lidia Angulo-
Autor(es): dc.contributorDuim, Fernanda Abizethe de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorHecksher, Suzana Dantas-
Autor(es): dc.contributorMeza, Lidia Angulo-
Autor(es): dc.contributorDuim, Fernanda Abizethe de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorHecksher, Suzana Dantas-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Felipe Weiner de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24705-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757741-
Descrição: dc.descriptionO comércio varejista de vestuário e acessórios é o ramo com maior número de empresas no Brasil. Nesse contexto, a etapa da distribuição de roupas é uma das maiores dificuldades das empresas que são responsáveis por ceder as mercadorias às lojas varejistas, já que problemas como pedidos de cancelamentos, perdas na confecção de materiais e alguns tipos de bloqueios comerciais são bastante comuns. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência do processo de distribuição de roupas da empresa estudada ao longo de cada coleção de venda desde 2014 até 2021 por meio da utilização da Análise Envoltória de Dados (DEA). Para o estudo, foi escolhido o modelo CCR com orientação a outputs com cinco variáveis. Após obter os resultados, as coleções foram agrupadas em diferentes clusters, considerando o ano de distribuição, tipo de coleção e etapa de venda, com o objetivo de fazer uma análise particular de cada grupo e compará-los. Ao fim da análise, foi estabelecido um ranking para analisar a performance de todas as coleções estudadas. Os resultados obtidos possibilitam à empresa entender quais coleções se mostraram mais eficientes ao longo dos anos e auxiliar na definição de planos de ações que podem ser replicados para coleções futuras.-
Descrição: dc.descriptionThe retail trade of clothing and accessories is the branch with the largest number of companies in Brazil. In this context, the stage of clothing distribution is one of the biggest difficulties of the companies that are responsible for delivering the goods to retail stores, since problems such as requests for cancellations, losses in the making of materials and some types of commercial blockages are quite common. Thus, this paper aims to analyze the efficiency of the clothing distribution process of the company studied throughout each sales collection from 2014 to 2021 by using Data Envelopment Analysis (DEA). For the study, the output-oriented CCR model with five variables was chosen. After obtaining the results, the collections were grouped into different clusters, considering the year of distribution, type of collection, and sales stage, in order to make a particular analysis of each group and compare them. At the end of the analysis, a ranking was established to analyze the performance of all the collections studied. The results obtained enable the company to understand which collections have proven to be more efficient over the years and help in the definition of action plans that can be replicated for future collections.-
Descrição: dc.description49 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Envoltória de Dados-
Palavras-chave: dc.subjectAtacado-
Palavras-chave: dc.subjectModa-
Palavras-chave: dc.subjectDistribuição-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Envoltória de Dados (DEA)-
Palavras-chave: dc.subjectDistribuição de mercadoria-
Palavras-chave: dc.subjectLogística-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria de confecção-
Palavras-chave: dc.subjectComércio atacadista-
Palavras-chave: dc.subjectData Envelopment Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectWholesale-
Palavras-chave: dc.subjectFashion-
Palavras-chave: dc.subjectDistribution-
Palavras-chave: dc.subjectEfficiency-
Título: dc.titleO uso da análise envoltória de dados na avaliação de eficiência do processo de distribuição de roupas de uma empresa de moda atacadista-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.