Representações do cangaço: entre prosa romanesca e folheto popular (1876 – 1918)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarinaccio, Pascoal-
Autor(es): dc.contributorDias, André-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Carmem Lúcia Negreiros de-
Autor(es): dc.contributorBezerra, Paulo Azevedo-
Autor(es): dc.contributorPereira, Victor Hugo Adler-
Autor(es): dc.creatorFigueira, Felipe Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6661-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757736-
Descrição: dc.descriptionO cangaço é um fato social brasileiro que ocorreu até a segunda metade do século XX. Sua construção imagética se associa socialmente a determinada região do território nacional onde consubstanciaram-se as condições econômicas, sociais e naturais para seu surgimento. Na presente pesquisa, foram estudadas obras de Franklin Távora, Rodolfo Teófilo e Leandro Gomes de Barros cujos personagens principais das narrativas são cangaceiros, a saber, respectivamente: Cabeleira, Jesuíno Brilhante e Antônio Silvino. Busca-se pensar quais elementos são relevantes para representação do cangaço nesses textos: os valores sociais envolvidos na construção desses personagens por esses autores; mecanismos estéticos usados para essa construção; relações entre as políticas locais e nacionais, ideologias estéticas e políticas, posição social do enunciador e dos enunciatários, meios de circulação dos textos; aspectos culturais impressos nas obras relidos a partir da subjetividade dos autores. A escolha desses autores se justifica pela importância seminal de seus escritos, contemporâneos ao cangaço enquanto fato social e, também, pela variedade das circunstâncias de enunciação e recepção das obras, permitindo desenhar um quadro geral do assunto. Para essa tarefa, em um primeiro momento são elencados os valores culturais atribuídos largamente ao cangaço, cuja presença nas obras estudadas se busca averiguar, bem como, observar sua transposição para o discurso literário. Em seguida os textos dos autores são estudados. Concluindo, então, com uma reflexão mais geral a partir das análises específicas. São relevantes para a pesquisa as proposições de Análise do Discurso fundamentadas no pensamento de Mikhail Bakhtin-
Descrição: dc.descriptionEl cangaço es un hecho social brasileño que ocurrió hasta la segunda mitad del siglo XX. Su construcción imagética se relaciona socialmente a determinada región del territorio nacional se consubstanciaron las condiciones económicas, sociales y naturales para su surgimiento. En la presente investigación se estudiaron obras de Franklin Távora, Rodolfo Teófilo y Leandro Gomes de Barros, cuyos personajes principales de las narrativas son cangaceiros, a saber, respectivamente: Cabeleira, Jesuíno Brilhante y António Silvino. Se pretende pensar qué elementos son relevantes para la representación del cangaço en estos textos: los valores sociales involucrados en la construcción de estos personajes por estos autores; mecanismos estéticos utilizados para esta construcción; relaciones entre las políticas locales y nacionales, ideologías estéticas y políticas, posición social del enunciador y de los enunciatarios, medios de circulación de los textos; aspectos culturales impresos en las obras releídos a partir de la subjetividad de los autores. La elección de estos autores se justifica por la importancia seminal de sus escritos, contemporáneos al canganço en cuanto hecho social y, también, por la variedad de las circunstancias de enunciación y recepción de las obras, permitiendo dibujar un cuadro general del asunto. Para esa tarea, en un primer momento se presentan los valores culturales atribuidos ampliamente al cangaço, cuya presencia en las obras estudiadas se busca averiguar. Se pretende, además, observar la transposición de estos valores para el discurso literario. A continuación, se estudian los textos de los autores. Concluyendo, por fin, con un reflexión más general a partir de las análisis específicas. Son relevantes para la investigación las proposiciones de Análisis del Discurso fundamentadas en el pensamiento de Mikhail Bakhtin-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCangaço-
Palavras-chave: dc.subjectValentia-
Palavras-chave: dc.subjectRomances-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura de folhetos-
Palavras-chave: dc.subjectRomance brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCangaço-
Palavras-chave: dc.subjectFolheto-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura de Cordel-
Palavras-chave: dc.subjectCangaço-
Palavras-chave: dc.subjectValentía-
Palavras-chave: dc.subjectNovelas-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura de folheto-
Título: dc.titleRepresentações do cangaço: entre prosa romanesca e folheto popular (1876 – 1918)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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