Aqui o meu boi vai urrar ! uma leitura espacial do bumba-meu-boi na cidade de São Luís (MA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Nelson da Nobrega-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3936925289406558-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Márcio Piñon de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5023880947419679-
Autor(es): dc.contributorErthal, Rui-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8568930250923680-
Autor(es): dc.contributorRamires, Julio César de Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0312771190656101-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Daniel Cunha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18877-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757733-
Descrição: dc.descriptionThe bumba-meu-boi is seen as the biggest party of the popular culture of the city of St. Louis and the State of Maranhão. It is a cultural event organized and built by subaltern social subjects come from the urban periphery and / or rural town dating from at least the second century records in written sources. In the nineteenth century until the 1950s, the Bumba-meu- boi has a great process of repression perpetrated by the local elite which prohibited the presence of these manifestations in the urban area. Already in the 1960s to the present day there is a greater acceptance and interference of the ruling elite in Ludovicense bumba which shall constantly attend the urban area of São Luís This research aims to explain how the general subject of the celebrants bumba-meu-boi "found themselves" to maintain and prolong the life of the bull, the existential pathway in order to go and mark the spaces of the city of St. Louis, becoming as important an agent to the vitality of the roaring bull in the city, going in addition to (not discarding more complementing) the role of cultural commodification and the Government giving visibility to bumba. What we construct in our analysis was to emphasize the "sociability" and "commitment boiero" further enhancing the understanding of the spatial distribution of the howl of bumba put in the work of Carvalho, M. (1995) as a cultural movement that triggers the identity of celebration and spectacle. Our contribution was to identify the existence and vitality of Bumba is also give the long struggle, deceit and negotiations of subjects celebrants, both internally with other boiero, and externally with the ruling class and dominant. In general, this research traced the paths and perspectives needed to establish an understanding of the roaring bull Maranhão by the position and its history in urban space, following the paths taken by ordinary people who do bumba-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionO bumba-meu-boi se constitui como a maior festa da cultura popular da cidade de São Luís e do Estado do Maranhão. É uma manifestação cultural construída e organizada por sujeitos sociais subalternos oriundos da periferia urbana e/ou da zona rural da cidade datada pelo menos desde o século XIX segundo registros em fontes escritas. No século XIX até os anos 1950 o bumba-meu-boi sofreu um grande processo de repressão perpetrado pela elite local que proibia a presença destas manifestações na zona urbana da cidade. Já na década de 1960 aos dias atuais há uma aceitação e interferência maior da elite dirigente ludovicense no bumba que passa a frequentar constantemente a zona urbana de São Luís. A presente pesquisa tem como objetivo geral explicar como os sujeitos celebrantes do bumba-meu-boi se viram para manter e prolongar a vida do novilho, a sua trajetória existencial, de modo a percorrer e a marcar os espaços da cidade de São Luís, tornando-se como um importante agente para a vitalidade do urrar do boi na cidade, indo para além (não descartando mais complementando) do papel da mercantilização cultural e do Poder Público dando visibilidade ao bumba. O que construímos na nossa análise foi enfatizar as redes de sociabilidade e o compromisso do boiero reforçando ainda mais o entendimento do processo de espacialização do urrar do bumba colocado na obra de Carvalho, M. (1995) como movimento cultural que aciona a identidade de celebração e espetacularização. A nossa contribuição foi identificar que a vitalidade e a existência do bumba se dão também pela trajetória de lutas, astúcias e negociações dos sujeitos celebrantes, tanto a nível interno junto a outros boieros, como a nível externo junto a classe dirigente e dominante. De um modo geral, na presente pesquisa traçamos os caminhos e as perspectivas necessários para estabelecer um entendimento do urrar do boi do Maranhão por meio da posição e da sua trajetória no espaço urbano, seguindo os caminhos trilhados pelas pessoas comuns que fazem o bumba-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Geografia-
Publicador: dc.publisherOrdenamento territorial e ambiental-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBumba-meu-boi-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectSujeitos celebrantes-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço geográfico-
Palavras-chave: dc.subjectPopular culture-
Palavras-chave: dc.subjectSubject celebrants-
Palavras-chave: dc.subjectSpace-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA-
Título: dc.titleAqui o meu boi vai urrar ! uma leitura espacial do bumba-meu-boi na cidade de São Luís (MA)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.