Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sanchez, Jaime | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Marcos Vinícius Mendonça | - |
Autor(es): dc.creator | Vianna, Anderson Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Sandra Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13335 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757732 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo analisar um contexto de ambiente virtual de um Sistema de Bibliotecas Universitárias - o Portal e a interface de pesquisa que atenda a um contexto amplo de usuários. Traz uma breve revisão da literatura seguida de pesquisa qualitativa - estudo de caso - onde se analisa o Portal Corporativo de um sistema de Bibliotecas Universitárias, bem como a interface do catálogo online. Demonstra os paradigmas que nortearam sua construção, as categorias, as opções tecnológicas e questões relacionadas ao design, usabilidade e acessibilidade. Destaca a importância destas interfaces no contexto acadêmico como forma de garantir a autonomia do usuário e condução ao letramento informacional. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to analyze a virtual environment context of a System of University Libraries - the Portal and the research interface that serves a wide context of users. It brings a brief review of the literature followed by qualitative research - a case study - which analyzes the Corporate Portal of a system of University Libraries, as well as the online catalog interface. It demonstrates the paradigms that guided its construction, the categories, the technological options and issues related to design, usability and accessibility. It emphasizes the importance of these interfaces in the academic context as a way of guaranteeing the user's autonomy and conducting to the information literacy. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidad de Chile, Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Relação: dc.relation | Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago (Chile): Universidad de Chile, Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas. v. 13, 2017. | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Título: dc.title | Estudo sobre a usabilidade dos portais corporativos direcionados à Comunidade Universitária | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Capítulo de livro | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: