Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Daniele Cristina Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Sanchez Candela, Dalber Ruben | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Matheus Moraes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27489 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757702 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática investigativa para o aprendizado de ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, utilizando o Laboratório de Difração de Raios X da Universidade Federal Fluminense. O laboratório foi proposto, sendo um espaço de educação não formal, como um auxílio ao debate iniciado em sala de aula. A sequência didática possui três encontros, sendo dois escolares e um laboratorial. A abordagem investigativa foi escolhida pois permite ao estudante ser o protagonista do próprio aprendizado, além de contribuir na qualidade do ensino, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. A sequência foi testada e o relato dos alunos sobre a experiência no laboratório foi positivo, porém, a adesão entre os alunos foi abaixo do esperado, por motivos que serão discutidos neste trabalho. Esperamos aplicá-la novamente em trabalhos futuros, com maior apoio das Instituições participantes. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work is to present an investigative didactic sequence for learning electromagnetic waves, specifically X-rays, using the X-ray Diffraction Laboratory of the Fluminense Federal University. The laboratory was proposed, as a non-formal education space, as an aid to the debate initiated in the classroom. The didactic sequence has three meetings, two school and one laboratory. The investigative approach was chosen because it allows the student to be the protagonist of his own learning, in addition to contributing to the quality of education in line with the National Common Curricular Base. The sequence was tested and the students' report about the experience in the laboratory was positive, however, the adherence among the students was lower than expected, for reasons that will be discussed in this work. We hope to apply it again in future works, with greater support from participating Institutions. | - |
Descrição: dc.description | 35p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | raios X | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física Moderna e Contemporânea | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | raios X | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física Moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | X-ray | - |
Palavras-chave: dc.subject | modern and contemporary physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | research teaching | - |
Título: dc.title | O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: