Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reis Filho, Daniel Aarão | - |
Autor(es): dc.contributor | Sá, Simone Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Napolitano, Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Naves, Santuza Cambraia | - |
Autor(es): dc.contributor | Ridenti, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Gustavo Alves Alondo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16631 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757693 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese trata da modernização da música rural no Brasil. Tomando como parâmetro a disputa entre música sertaneja e música caipira, busca-se entender quais os discursos legitimadores da divisão da música rural e as consequências “práticas” deste fracionamento para a música brasileira. Aponta-se o papel essencial cumprido pela música sertaneja na reconfiguração de outros gêneros musicais, como o rock, a MPB e a Bossa Nova. Procura-se entender a marginalização da produção sertaneja durante os anos ditatoriais e o período Collor e o significado do repúdio a este gênero para as elites culturais do país. Dos anos 70 aos 90, percorre-se a história da música sertaneja, do repúdio, demarcação e periferização da produção, até a consagração, mercantilização e a institucionalização do gênero | - |
Descrição: dc.description | 528 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música sertaneja | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música caipira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernização | - |
Palavras-chave: dc.subject | MPB | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rock | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bossa Nova | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música sertaneja | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular brasileira - aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - aspecto político | - |
Título: dc.title | Cowboys do asfalto: música sertaneja e modernização brasileira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: