O processo e os impactos da base nacional comum curricular: a nova mercadoria chamada educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, William de Goes-
Autor(es): dc.contributorCraveiro, Clarissa Bastos-
Autor(es): dc.contributorAlves, Maria Aparecida-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Carla da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30146-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757688-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho advém do projeto de iniciação científica (PIBIC) 2020/2021, intitulado “Um estudo das Políticas de rede no Brasil: Práticas Mobilizadas em nome da BNCC” do qual participei, orientada pelo Prof. William de Goes Ribeiro, que visou aprofundar o estudo das políticas curriculares, considerando as expectativas de mudanças a nível nacional, geradas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017, 2018); traçadas com o pressuposto de se garantir qualidade da educação e direitos. Porém nos últimos anos, pesquisadores têm destacado várias questões ligadas às injustiças em educação, sem chegar a consensos sobre padronizações. A despeito disso, a BNCC é homologada, reiterando uma discussão tensa em torno de um viés curricular centralizador. Em relação ao processo e à concepção que a embasa, não são poucos os problemas apontados em vasta literatura acadêmica. Dessa forma, propus um estudo das políticas de rede e das tecnologias de educação global, que nesse contexto tem em vista uma compreensão do que a política tem produzido, destacando sujeitos e redes público-privadas aproximadas em nome dela, atentando para as mediações e traduções que apontam para a necessidade de pesquisas que elucidem aspectos relevantes ligados à política curricular. O sociólogo Stephen Ball contribui com a análise teórico-metodológica a partir do ciclo de políticas, enfatizando o contexto de influências e a etnografia de rede, para a possibilidade de identificação gráfica e analítica dessa comunidade política, e de suas iniciativas globais-locais do que põem em prática, destacando as relações e interações em jogo a mercantilização da educação, através de sua influência numa engrenagem que compõe Estado e iniciativa privada. Pesquisadores do currículo no Brasil, como Alice Lopes e Elizabeth Macedo, contribuiriam com o trabalho, assim como estudos feitos no Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura (GPECult) da Universidade Federal Fluminense, Instituto de educação de Angra dos Reis (UFF/IEAR).-
Descrição: dc.descriptionThis work comes from the scientific initiation project (PIBIC) 2020/2021, entitled "A study of network policies in Brazil: Mobilized Practices in the name of BNCC" in which I participated, guided by Prof. William de Goes Ribeiro, who aimed to deepen the study of curriculum policies, considering the expectations of changes at the national level, generated by the National Curricular Common Base (BRASIL, 2017, 2018); designed with the presupposition of guaranteeing the quality of education and rights. However, in recent years, researchers have highlighted several issues related to injustices in education, without reaching consensus on standardization. Despite this, the BNCC is approved, reiterating a tense discussion around a centralizing curriculum bias. In relation to the process and the conception that underlies it, there are many problems pointed out in the vast academic literature. In this way, I proposed a study of network policies and global education technologies, which in this context aims at an understanding of what the policy has produced, highlighting subjects and approximate public- private networks on its behalf, paying attention to mediations and translations. that point to the need for research that elucidates relevant aspects related to curricular policy. Sociologist Stephen Ball contributes with the theoretical- methodological analysis from the policy cycle, emphasizing the context of influences and network ethnography, for the possibility of graphic and analytical identification of this political community, and of its global-local initiatives than put into practice, highlighting the relationships and interactions at stake, the commodification of education, through its influence in a gear that makes up the State and the private sector. Curriculum researchers in Brazil, such as Alice Lopes and Elizabeth Macedo, would contribute to the work, as well as studies carried out in the Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura (GPECult) of the Universidade Federal Fluminense in Instituto de Educação de Angra dos Reis (UFF/IEAR).-
Descrição: dc.description44-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectpolíticas curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectbase nacional comum curricular-
Palavras-chave: dc.subjectetnografia de rede-
Palavras-chave: dc.subjectcomunidade política-
Palavras-chave: dc.subjectcurriculum policies-
Palavras-chave: dc.subjectcommon national curriculum base-
Palavras-chave: dc.subjectnetwork ethnography-
Palavras-chave: dc.subjectpolitical community-
Título: dc.titleO processo e os impactos da base nacional comum curricular: a nova mercadoria chamada educação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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