A experiência do cinema engajado brasileiro através de Cabra marcado para morrer: entre o cinema e a história

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis Filho, Daniel Aarão-
Autor(es): dc.contributorSilva, Francisco Carlos Teixeira da-
Autor(es): dc.contributorCordeiro, Janaína Martins-
Autor(es): dc.contributorEugenio, Marcos Francisco Napolitano de-
Autor(es): dc.contributorCarloni, Karla Guilherme-
Autor(es): dc.creatorVelden, Alexandre Irigiyen Vander-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13911-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757685-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação objetiva analisar historicamente o filme Cabra marcado para morrer (Eduardo Coutinho, 1984) e para isso visita os meandros de sua produção e recepção, assim como utiliza suas “imagens e sons” como fonte para pensar tanto a história do cinema como da sociedade. Argumentando junto a trabalhos contemporâneos que revisitam a “historiografia consolidada” sobre a produção cultural “nacional-popular” da década de 1960 – momento da primeira tentativa de filmar Cabra marcado – , esse trabalho procura compreender essa experiência de maneira mais contraditória, a partir da complexidade presente nas obras, assim como dos conflitos existentes entre os artistas, intelectuais e militantes na época. Esse trabalho também visita as transformações no Brasil e na carreira de Coutinho ao longo da década de 1970, com as transformações na sociedade e a consolidação da indústria cultural. Já Cabra marcado é visitado junto ao contexto histórico do início da década de 1980: a “abertura democrática”, o surgimento do “novo sindicalismo” junto ao ascenso dos trabalhadores no Brasil e a reorganização da esquerda passando pela formação do Partido dos Trabalhadores. Por fim, uma análise minuciosa do documentário é proposta, buscando articular suas escolhas de “enredo”, de técnicas e de linguagem com os paradigmas e questões próprias de seu momento histórico.-
Descrição: dc.description155 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura Militar, 1964-1979-
Palavras-chave: dc.subjectCoutinho, Eduardo, 1933-2014 Cabra marcado para morrer-
Título: dc.titleA experiência do cinema engajado brasileiro através de Cabra marcado para morrer: entre o cinema e a história-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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