A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Marília Alvarenga Rocha-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Lídia Silvia de-
Autor(es): dc.contributorBadini, Sandra Borges-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marlus José Soares dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23118-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757673-
Descrição: dc.descriptionEstudo teórico sobre a relação entre o usuário surdo e a biblioteca. Buscou-se, primeiramente, estabelecer os conceitos de surdez x deficiência auditiva. Fez-se um contraponto entre o caráter sociológico cujo aspecto era da acessibilidade e o caráter médico cujo aspecto era da enfermidade. Adotou-se como ponto de vista o caráter sociológico da surdez e, por conseguinte adotou-se o termo surdez como o preferido ao decorrer do trabalho. Traçou-se a mesma diferença quanto ao deficiente auditivo e o surdo. Verificou-se como o próprio surdo via si mesmo enquanto pessoa, com diferenças funcionais em relação ao ouvinte. Observou- se que para sua interação e integração o surdo tende a se agrupar com iguais e nunca com o diferente. Analisou-se como se dá o aprendizado da pessoa surda: o modelo oral, da linguagem de sinais e do bilingüismo. Analisou-se a presença do surdo na sociedade de um modo geral, através de exemplos, como o mostrado no jornal “O Globo”. A partir da inserção do surdo na sociedade fez-se uma ponte entre o surdo e a biblioteca, mostrando a potencialidade deste usuário. Analisou-se o papel educativo da biblioteca no tocante ao usuário surdo. Ademais, observou-se a contribuição da biblioteca no que diz respeito à inclusão social, a inclusão de deficientes, a inclusão do usuário surdo. Buscaram-se exemplos do que se tem feito em termos de inclusão social tanto para surdos, como para deficientes de um modo geral. Sinalizou-se ao que se tem como padrão segundo relato do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Sugeriu-se, então, a adoção dos pontos levantados pelo INES.-
Descrição: dc.descriptionTheoretical study on the relation between the deaf user and the library. One searched, first, to establish the concepts of deafness x auditory deficiency. A counterpoint between the sociological character whose aspect was of the accessibility and the medical character became whose aspect was of the disease. The sociological character of the deafness was adopted as point of view and, therefore the term was adopted deafness as the preferred one when elapsing of the work. It was traced same deficient difference how much to auditory and the deaf person. It was verified as the proper deaf person saw itself exactly while person, with functional differences in relation to the listener. It was observed that for its interaction and integration the deaf person tends if to group with equal and never with the different one. It was analyzed as if of the o learning of the deaf person: the verbal model, of the language of signals and the bilinguilism. It was analyzed presence of the deaf person in the society in a general way, through examples, as shown in the periodical “O Globo”. From the insertion of the deaf person in the society a bridge between the deaf person and the library became, showing the potentiality of this user. The educative paper of the library in regards to the deaf user was analyzed. Moreover, observed it contribution of the library in what it says respect to the social inclusion, the inclusion of deficient, the inclusion of the deaf user. Examples of what had searched if it has made in terms of social inclusion in such a way for deaf people, as for deficient in a general way. It was signaled what it is had as standard according to story of the National Institute of Education of Deaf people (INES). It was suggested, then, the adoption of the points raised for INES.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca-
Palavras-chave: dc.subjectUsuário surdo-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectSurdez-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Palavras-chave: dc.subjectINES-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectSurdez-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca-
Palavras-chave: dc.subjectLibrary-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf user-
Palavras-chave: dc.subjectSocial inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectDeafness-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf person-
Palavras-chave: dc.subjectINES-
Título: dc.titleA biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.