O envelhecimento como temática nas escolas públicas do município de Rio das Flores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves Junior, Edmundo de Drummond-
Autor(es): dc.contributorMaia, Tauan Nunes-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Rosa Malena de Araújo-
Autor(es): dc.creatorSouza, Mariana Pacheco Leão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9040-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757672-
Descrição: dc.descriptionO envelhecimento populacional acontece de forma acelerada no Brasil. O idoso é o sujeito que mais sofre com esta mudança na pirâmide etária brasileira, pois sua identidade social está atrelada as relações sociais traçadas. Como nossa sociedade presa mais a produtividade e a jovialidade, o velho torna-se alvo de preconceitos, estereótipos e torna-se um problema social. Compreendendo a relevância de este assunto ser discutido em diferentes ramos sociais, a fim de romper alguns mitos e falácias acerca do envelhecimento, modificar a visão pejorativa associada ao velho e estimular um envelhecimento com qualidade de vida, a escola se faz um bom lugar de reflexão e aprendizagem. Neste sentido, esta monografia, de caráter qualitativo, apresenta como objetivos investigar se a temática do envelhecimento vem sendo abordada durante as aulas de educação física do CIEP Brizolão 298- Manuel Duarte e da Escola Municipal Santa Tereza, discutir o fenômeno da transição demográfica na sociedade contemporânea, compreender como se dá o processo de envelhecimento e refletir sobre a inserção do tema na escola. Para isto foram realizadas entrevistas com os professores de educação física escolar, análise de ementas e grades curriculares dos mesmos, além da aplicação de um questionário ao coordenador de educação física escolar do município de Rio das Flores. Após a coleta dos dados foi feita análise de conteúdo. Como resultado desta análise, foi observado que a temática do envelhecimento ainda está distante da realidade das aulas de educação física escolar deste município. Os professores que abordam o tema seguem uma perspectiva biológica e buscam melhorias na qualidade de vida destes alunos. Todavia, ainda deixam de lado outras questões que podem contribuir para discussões e quebras de paradigmas acerca da velhice, a fim de proporcionar relações mais amistosas e solidárias com as pessoas idosas e se prepararem para passar por este processo com qualidade de vida-
Descrição: dc.descriptionPopulation aging happens in an accelerated way in Brazil. The elderly are the most affected by this change in the brazilian age pyramid, because their social identity is linked to the social relations traced. As our society stuck to productivity and joviality, the old man becomes a target of prejudice, stereotypes and becomes a social problem. Understanding the relevance of this subject to be discussed in different social branches, in order to break some myths and fallacies about aging, to modify the pejorative vision associated with the old and to stimulate an aging with quality of life, the school is a good place to reflection and learning. In this sense, this qualitative monograph aims to investigate whether the issue of aging has been addressed during the physical education classes of CIEP Brizolão 298 - Manuel Duarte and the Santa Tereza Municipal School, to discuss the phenomenon of demographic transition in contemporary society, to understand how the aging process takes place and to reflect on the insertion of the theme in school. For this, interviews were conducted with teachers of physical education, analysis of menus and curriculum grades of the same, and the application of a questionnaire to the coordinator of School Physical Education of the municipality of Rio das Flores. After the data collection, a content analysis was performed. As a result of this analysis, it was observed that the theme of aging is still far from the reality of the School Physical Education classes in this municipality. Teachers who approach the subject follow a biological perspective and seek improvements in the quality of life of these students. However, they still leave aside other issues that may contribute to discussions and paradigm shifts about old age in order to provide more friendly and supportive relationships with older people and prepare to go through this process with quality of life.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIdoso-
Palavras-chave: dc.subjectEnvelhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnvelhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectIdoso-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectOld man-
Palavras-chave: dc.subjectAging-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Título: dc.titleO envelhecimento como temática nas escolas públicas do município de Rio das Flores-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.