Narrativas de amadurecimento: relações entre o romance de formação e a literatura infanto-juvenil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, André Cabral de Almeida-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Sonia Monnerat-
Autor(es): dc.contributorGomes, Anderson Soares-
Autor(es): dc.creatorSantos, Cássia Farias Oliveira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3495-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757671-
Descrição: dc.descriptionNa presente dissertação, serão abordadas as relações entre o romance de formação e a literatura juvenil nas literaturas de língua inglesa. Apesar de suas particularidades, os dois gêneros têm em comum o fato de apresentarem contornos pouco definidos. Sendo assim, serão discutidas questões teóricas pertinentes a cada um deles a fim de chegar ao ponto central do trabalho: descrever e caracterizar o que seria o Bildungsroman juvenil. Três obras foram escolhidas para análise, Grandes esperanças (1860), de Charles Dickens, O apanhador no campo de centeio (1951), de J.D. Salinger – que serão usados para falar da tradição do romance de formação e da sua evolução – e Bateria, garotas e a torta perigosa (2004), de Jordan Sonnenblick, escolhido como exemplo paradigmático da manifestação desse gênero na literatura juvenil-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis thesis will discuss the relationship between the coming of age novel and young-adult literature in English-language literature. Although each of the two genres has its own peculiarities, neither of them has well-defined contours. Therefore, relevant theoretical aspects of each genre will be examined in order to reach the main goal of this work: to describe and characterize the young-adult Bildungsroman. Three novels were selected for analysis: Great Expectations (1860), by Charles Dickens, The Catcher in The Rye (1951), by J.D. Salinger – both of which will be used to outline the tradition of the coming of age novel and its evolution – and Drums, Girls and Dangerous Pies (2004), by Jordan Sonnenblick, a paradigmatic example of the manifestation of the genre in young-adult literature-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBildungsroman-
Palavras-chave: dc.subjectRomance de formação-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infanto-juvenil-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura juvenil-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectRomance-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectBildungsroman-
Palavras-chave: dc.subjectComing of age novel-
Palavras-chave: dc.subjectChildren’s literature-
Palavras-chave: dc.subjectYoung-adult literature-
Título: dc.titleNarrativas de amadurecimento: relações entre o romance de formação e a literatura infanto-juvenil-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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