Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, André Cabral de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Sonia Monnerat | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Anderson Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Cássia Farias Oliveira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3495 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757671 | - |
Descrição: dc.description | Na presente dissertação, serão abordadas as relações entre o romance de formação e a literatura juvenil nas literaturas de língua inglesa. Apesar de suas particularidades, os dois gêneros têm em comum o fato de apresentarem contornos pouco definidos. Sendo assim, serão discutidas questões teóricas pertinentes a cada um deles a fim de chegar ao ponto central do trabalho: descrever e caracterizar o que seria o Bildungsroman juvenil. Três obras foram escolhidas para análise, Grandes esperanças (1860), de Charles Dickens, O apanhador no campo de centeio (1951), de J.D. Salinger – que serão usados para falar da tradição do romance de formação e da sua evolução – e Bateria, garotas e a torta perigosa (2004), de Jordan Sonnenblick, escolhido como exemplo paradigmático da manifestação desse gênero na literatura juvenil | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This thesis will discuss the relationship between the coming of age novel and young-adult literature in English-language literature. Although each of the two genres has its own peculiarities, neither of them has well-defined contours. Therefore, relevant theoretical aspects of each genre will be examined in order to reach the main goal of this work: to describe and characterize the young-adult Bildungsroman. Three novels were selected for analysis: Great Expectations (1860), by Charles Dickens, The Catcher in The Rye (1951), by J.D. Salinger – both of which will be used to outline the tradition of the coming of age novel and its evolution – and Drums, Girls and Dangerous Pies (2004), by Jordan Sonnenblick, a paradigmatic example of the manifestation of the genre in young-adult literature | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bildungsroman | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romance de formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infanto-juvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura juvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bildungsroman | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coming of age novel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children’s literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Young-adult literature | - |
Título: dc.title | Narrativas de amadurecimento: relações entre o romance de formação e a literatura infanto-juvenil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: