Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lilenbaum, Walter | - |
Autor(es): dc.contributor | Senna, José Procópio Moreno | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Otílio Machado Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Müller, Carlos Alberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6378 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757670 | - |
Descrição: dc.description | Um adequado controle microbiológico dos animais utilizados em pesquisas é de fundamental importância, não apenas devido ao potencial patogênico de tais agentes para os animais e para as pessoas, mas também porque estes podem interferir nos resultados dos experimentos, alterando a reprodutibilidade e qualidade das pesquisas realizadas. Atualmente diversas práticas de biossegurança e monitorização da saúde dos animais são preconizadas , afim de garantir animais de adequado padrão microbiológico. Nesse estudo, compararam-se dois biotérios de experimentação do Instituto Oswaldo Cruz/ Fiocruz, sendo um bioprotegido (A) e outro não (B), quanto ao padrão microbiológico dos camundongos, objetivando verificar a influência da contaminação ambiental na microbiota dos animais utilizados em experimentação . Bactérias, vírus e endoparasitos foram investigados em ambos os biotérios, de acordo com a metodologia preconizada para cada agente. Para os testes bacteriológico utilizou-se amostras de 222 animais do biotério A e 236 do biotério B; para testes virológicos 119 do biotério A e 316 do biotério B. Os dados foram submetidos à analise descritiva e ao teste do Qui-quadrado. Os resultados indicaram uma maior ocorrência de microrganismos e de parasitas no biotério não-bioprotegido. Klebsiella pneumoniae, Pasteurella sp. e Salmonella sp. foram encontradas em ambos os biotérios, enquanto que vírus e parasitos só foram detectados no biotério não bio-protegido. Dentre os vírus, nos animais infectados o de maior ocorrência foi o Vírus de Hepatite de Camundongos (MHV) e, dentre os parasitos, o de maior ocorrência foi Syphacia sp. Conclui-se que o biotério bio-protegido foi capaz de garantir padrões microbiológicos mais adequados para experimentação animal e que esta deve ser um prática constante nas instituições de pesquisa | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biossegurança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biotérios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Camundongo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contaminação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Camundongos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contenção de Riscos Biológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contaminação | - |
Título: dc.title | Interferência da contaminação ambiental na microbiota de camundongos mantidos em biotérios de experimentação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: