Matrizes fílmicas na narrativa pós-moderna de Caio Fernando Abreu

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMucci, Latuf Isaias-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8575654069194023-
Autor(es): dc.contributorAlvarez, José Maurício Saldanha-
Autor(es): dc.contributorSilva, Joel Cardoso da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2412897737732534-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Rodrigo da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31245-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757645-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa a relação entre Literatura e Cinema, ressaltando o intercâmbio de procedimentos entre essas duas formas de expressão. Examina-se a maneira pela qual a linguagem nascente do cinema tomou de empréstimo à arte literária muitos elementos e hoje, em contrapartida, a literatura se apropria dos recursos cinematográficos que lhe possibilitam apreender e expressar com maior fidelidade o mundo do furacão contemporâneo, fortemente influenciado pela imagem. Em sentido particular, detém-se sobre a incorporação dos procedimentos cinematográficos pela narrativa contemporânea, destacando-se o conto pós-moderno, de Caio Fernando Abreu (1948-1996), cuja técnica narrativa se caracteriza por um voraz desejo de visualidade e aspectos da narrativa fílmica baseados em contos desse autor. O corpo, a escritura e a visualidade da obra abreuliana são o corpus, cujo foco recai sobre a tensão entre texto e imagem, cartografia dinâmica do olhar-câmera feito de textos e lidos à deriva-
Descrição: dc.descriptionCe travail analyse le rapport entre littérature et cinéma, mettant en évidence l'échange de procédures concernant ces deux formes d’expression. On examine la manière pour laquelle le langage naissant du cinéma a emprunté à l’art littéraire plusieurs éléments et aujourd’hui, en contrepartie, la littérature reprend des ressources cinématographiques, ce qui rend possible d’appréhender et d’exprimer avec plus de fidélité le monde du tourbillon contemporain, fort influencé par l’image. Sous un égard particulier, on s’arrête sur l’incorporation des procédures cinématographiques au récit contemporain, en détachant le conte post-moderne, de Caio Fernando Abreu (1948-1996), dont la technique narrative se caractérise par une vorace envie de tout transformer en objet visuel et des aspects du récit cinématographique basé sur des contes de cet auteur. Le corps, l’écriture et le voyeurisme de l’oeuvre abreulienne sont le corpus, dont la cible devient la tension entre texte et image, cartographie dynamique que le regard-caméra fait des textes, lus à la dérive-
Descrição: dc.description108 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSemiologia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura e cinema-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa Pós-Moderna-
Palavras-chave: dc.subjectCaio Fernando Abreu-
Palavras-chave: dc.subjectCiema - história e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira - história e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectAbreu, Caio Fernando, 1948-1996-
Palavras-chave: dc.subjectSémiologie-
Palavras-chave: dc.subjectLittérature et cinéma-
Palavras-chave: dc.subjectRécit post-moderne-
Palavras-chave: dc.subjectCaio Fernando Abreu-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Título: dc.titleMatrizes fílmicas na narrativa pós-moderna de Caio Fernando Abreu-
Título: dc.titleMatrices dans la narration filmique postmoderne Caio Fernando Abreu-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.