Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mariani, Bethânia Sampaio Correa | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:40090989822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780295T2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Eduardo Roberto Junqueira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:35698648922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727405U5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Grigoletto, Evandra | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:81654322122 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1732335820166339 | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Rosa Helena Blanco | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:81769050422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5563008053279618 | - |
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Vanise Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:15789645822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728009T0 | - |
Autor(es): dc.creator | Baalbaki, Angela Correa Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18931 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757603 | - |
Descrição: dc.description | This research is chiefly aimed at investigating the functioning of the scientific popularization discourse for children. Its theoretical-methodological background is the French Discourse Analysis, as conceived by M. Pêcheux. The work has been developed upon an analysis of clippings from sections of issues of the periodical Ciência Hoje das Crianças a publication by Instituto Ciência Hoje and theoretical texts that address the theme. An analysis is developed in order to elicit the images projected in the subject-positions that operate in this discourse. The scientific popularization discourse for children is considered to be an effect of senses between the popularizer, the scientist and the reader (child and teacher). It is a discourse constituted by four orders, namely: science, everyday life, media and teaching. Working in-between the different discourses, the popularization promotes a gesture of interpretation that produces a certain reader effect: the child, or better saying, the image of a child is taken as a subject-to-be. An analysis of the terms child and scientific popularization is carried out to investigate the nets of senses that make up that discourse. Notions such as the categories of child, ludicism and demand discourse were proposed in an attempt to understand the constitution of senses of child for scientific popularization. In this discourse, the set of images related to amusement is tied to the scientist profession, that is to say, to a socially prestige occupation. As a consequence, there follows an imaginary construction of a promising future for the scientists-to-be. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar o funcionamento do discurso de divulgação científica para crianças. Baseia-se na fundamentação teórica da Análise do Discurso de linha francesa, tradição inaugurada por M. Pêcheux. Tomando como corpus recortes de seções das revistas Ciência Hoje das Crianças uma publicação do Instituto Ciência Hoje e de textualizações que abordam a temática, oferece-se uma análise que busca depreender as imagens projetadas das posições-sujeito que operam nesse discurso. Considerase o discurso de divulgação científica para crianças como efeito de sentidos entre divulgador, cientista e leitor (criança e professor). É um discurso constituído por quatro ordens de discurso, a saber: da ciência, do cotidiano, da mídia e do ensino. O divulgador, trabalhando no entremeio de diferentes discursividades, promove um gesto de interpretação que produz um determinado efeito-leitor: a criança, ou melhor, uma imagem de criança tomada como um vira- ser-sujeito. Com o objetivo de observar as redes de sentidos que constituem tal discurso, propõe-se uma análise dos termos criança e divulgação científica . Noções como a de categoria criança, de ludicismo e de discurso da necessidade foram propostas na tentativa de compreender a constituição dos sentidos de criança para a divulgação científica. Nesse discurso, alimenta-se o imaginário de diversão atrelado a uma profissão de cientista, diga-se uma profissão socialmente prestigiada. Como conseqüência, promove-se uma construção imaginária de futuro promissor para os futuros-cientistas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso de necessidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse of scientific popularization for children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ludicism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Demand discourse | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | A revista Ciência Hoje das Crianças e o discurso de divulgação científica : entre o ludicismo e a necessidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: