Desafios e caminhos no ensino crítico de inglês : perspectivas de professores em formação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWindle, Joel Austin-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Ricardo Luiz Teixeira de-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Daniel Mello-
Autor(es): dc.contributorLíngua inglesa-
Autor(es): dc.creatorRosa, Jeniffer de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25567-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757590-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca analisar as visões de um grupo de licenciandos em Letras – Português/Inglês sobre a formação inicial e atuação profissional de professores para um ensino crítico de língua inglesa. Logo, uma das questões centrais deste estudo é refletir sobre o ensino da língua inglesa para além da decodificação linguística. Diante das inquietações observadas nos discentes durante o período de estágio docência realizado pela pesquisadora em uma turma de “Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira - Inglês” da Universidade Federal Fluminense, notou-se a crença na importância de que a atuação em sala de aula não devesse apenas fornecer ferramentas para o aprimoramento linguístico dos educandos. Indo além, defendeu-se a inclusão de práticas didáticas que contemplassem temas que pudessem ampliar olhares sobre o mundo, desenvolvendo uma consciência crítica, dialógica e questionadora. Ainda assim, parte do grupo levantou o fato de não se sentir preparado para tal trabalho por inúmeras problemáticas. Para responder tais questões, com o suporte dos instrumentos entrevista e questionário, o método qualitativo (LAKATOS; MARCONI, 2003) foi utilizado ao longo da investigação. A fim de gerar o aprofundamento teórico necessário aos objetivos centrais, a pesquisa foi fundamentada em conceitos como Letramentos (STREET, 2003; KLEIMAN, 2004; SOARES, 2004) e Letramentos Críticos (LANKSHEAR&MCLAREN, 1993; GEE, 2008; STURM, 2008; FERRAZ, 2015). Cabe ressaltar que foi desenvolvida uma análise do curso de licenciatura pesquisado, bem como sua constituição documental e curricular, além de um estudo contextual sobre a história do ensino da língua inglesa no Brasil nas últimas décadas. A partir da análise dos dados e das conclusões obtidas, percebeu-se uma grande inclinação do grupo em prol do ensino crítico de língua inglesa, assim como motivações específicas para tal posicionamento. Em contrapartida, destacamos que diversos desafios e dificuldades foram apontados pelos alunos como obstáculos para a realização do trabalho através de um viés questionador. Dentre eles, o contexto escolar em que o professor pode estar situado, o desinteresse do público discente e censura dos respectivos responsáveis, escassez de materiais didáticos que fomentem perspectivas contestadoras, assim como lacunas na formação inicial empreendida ao longo da licenciatura. Assim, considerando os dados, bem como os demais estágios da presente dissertação, esperamos que este estudo seja relevante àqueles que tenham interesse em práticas docentes para além de caminhos que amarrem ao invés de libertarem. Também almejamos que o trabalho potencialize ações que promovam a formação e práticas de professores para o ensino crítico de língua inglesa.-
Descrição: dc.descriptionThis work seeks to analyze the views of a group of undergraduate students in Languages - Portuguese/English on the initial training and professional performance of teachers for a critical approach to the teaching of English. Therefore, a central question of this study is to reflect on the teaching of English beyond linguistic decoding. In view of the concerns observed in the students during my teaching internship period in the course "Applied Linguistics to Foreign Language Teaching - English" at the Universidade Federal Fluminense, there was a belief in the importance that acting in the classroom should not only provide tools for language improvement. Beyond that, the students defended including teaching practices that contemplated themes that could broaden perspectives on the world, also developing a critical, dialogic and questioning awareness. Even so, part of the group highlighted the fact that they felt unprepared to do so due to multiple reasons. To answer such issues, using the interview and questionnaire instruments, we used the qualitative method (LAKATOS; MARCONI, 2003) throughout the investigation. In order to generate the theoretical depth necessary for the main objectives, the research was based on concepts such as Literacy (STREET, 2003; KLEIMAN, 2004; SOARES, 2004) and Critical Literacy (LANKSHEAR&MCLAREN, 1993; GEE, 2008; STURM, 2008; FERRAZ, 2015). It is worth mentioning that we also developed an analysis of the undergraduate course, as well as its documents and curricular structure, besides a contextual study on the history of English language teaching in Brazil in recent decades. From the analysis of the data and the conclusions obtained, we noticed that the students showed a major trend in favor of a critical approach to the teaching of English, as well as specific motivations for such a position. On the other hand, the participants pointed out several challenges and difficulties that prevents the critical work. Among them, the educational context in which the teacher may be located, the lack of interest of the students and repression of their carer, shortage of teaching materials that foster critical perspectives, as well as gaps in the initial training throughout the undergraduate course. Thus, considering the data, as well as the other parts presented here, we hope that this study will be relevant to those who are interested in teaching practices that go beyond paths that restrict rather than liberate. We also hope that this work enhances actions that encourage teacher education and practices for critical English teaching.-
Descrição: dc.description158 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística Aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Crítico-
Palavras-chave: dc.subjectLetramentos-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de Inglês-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectApplied Linguistics-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher Training-
Palavras-chave: dc.subjectCritical Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracies-
Título: dc.titleDesafios e caminhos no ensino crítico de inglês : perspectivas de professores em formação-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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