A BNCC como currículo nacional e o discurso das competências

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJaehn, Lisete-
Autor(es): dc.contributorJaehn, Lisete-
Autor(es): dc.contributorAlves, Walcéa Barreto-
Autor(es): dc.creatorViturino, João Ulisses de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24588-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757571-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho monográfico faz uma breve reflexão sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular no Brasil, buscando se fazer uma reflexão crítica sobre a organização em torno de competências e habilidades. Sobre o que significa um currículo nacional mobilizado por competências e quais são as suas consequências para a escola, a criança e a sociedade. Autores como Michel Foucault e Thomas Popkewitz foram guiando a análise a partir de conceitos como poder/saber, governamentalidade e Política de Espaço que revela padrões discursivos historicamente formados do conhecimento, do poder e das instituições. Entendemos que os organismos internacionais ligados ao trabalho têm guiado a organização curricular para a busca de resultados na educação brasileira e melhoria dos índices internacionais de avaliação. Concluiu-se que a reforma produz espaços e discursos sobre a criança, a escola e o professor que vão se tornando um modelo educacional que de antemão vai moldando uma determinada sociedade.-
Descrição: dc.descriptionThis monographic work makes a brief reflection on the implementation of the Common National Curricular Base in Brazil, seeking to make a critical reflection on the organization around competencies and skills. About what it means a national curriculum mobilized by competencies and what are its consequences for the school, the child and the society. Authors such as Michel Foucault and Thomas Popkewitz guided the analysis based on concepts such as power/knowledge, governmentality, and Politics of Space that reveal historically formed discursive patterns of knowledge, power, and institutions. We understand that international organizations linked to labor have guided the curricular organization for the search of results in Brazilian education and the improvement of international evaluation indexes. We conclude that the reform produces spaces and discourses about the child, the school, and the teacher that become an educational model that in advance will shape a certain society.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectReforma educacional-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectReforma educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectEducational reform-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectCompetencies-
Título: dc.titleA BNCC como currículo nacional e o discurso das competências-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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