
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Jaehn, Lisete | - |
| Autor(es): dc.contributor | Jaehn, Lisete | - |
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Walcéa Barreto | - |
| Autor(es): dc.creator | Viturino, João Ulisses de Sousa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24588 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757571 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho monográfico faz uma breve reflexão sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular no Brasil, buscando se fazer uma reflexão crítica sobre a organização em torno de competências e habilidades. Sobre o que significa um currículo nacional mobilizado por competências e quais são as suas consequências para a escola, a criança e a sociedade. Autores como Michel Foucault e Thomas Popkewitz foram guiando a análise a partir de conceitos como poder/saber, governamentalidade e Política de Espaço que revela padrões discursivos historicamente formados do conhecimento, do poder e das instituições. Entendemos que os organismos internacionais ligados ao trabalho têm guiado a organização curricular para a busca de resultados na educação brasileira e melhoria dos índices internacionais de avaliação. Concluiu-se que a reforma produz espaços e discursos sobre a criança, a escola e o professor que vão se tornando um modelo educacional que de antemão vai moldando uma determinada sociedade. | - |
| Descrição: dc.description | This monographic work makes a brief reflection on the implementation of the Common National Curricular Base in Brazil, seeking to make a critical reflection on the organization around competencies and skills. About what it means a national curriculum mobilized by competencies and what are its consequences for the school, the child and the society. Authors such as Michel Foucault and Thomas Popkewitz guided the analysis based on concepts such as power/knowledge, governmentality, and Politics of Space that reveal historically formed discursive patterns of knowledge, power, and institutions. We understand that international organizations linked to labor have guided the curricular organization for the search of results in Brazilian education and the improvement of international evaluation indexes. We conclude that the reform produces spaces and discourses about the child, the school, and the teacher that become an educational model that in advance will shape a certain society. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reforma educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reforma educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational reform | - |
| Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competencies | - |
| Título: dc.title | A BNCC como currículo nacional e o discurso das competências | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: