Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarrano, Paulo Cesar Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorBrenner, Ana Karina-
Autor(es): dc.contributorPóvoa Neto, Helion-
Autor(es): dc.contributorSouza, Kelly Cristina Russo de-
Autor(es): dc.contributorJulião, Elionaldo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorMendes, Leila de Carvalho-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, Viviane Penso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29992-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757555-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa busca entender como jovens em contexto de refúgio constroem seus modos de vida no Brasil. Para tal, acompanha o cotidiano de um grupo de jovens constituído por imigrantes, refugiados, solicitantes de refúgio e brasileiros filhos de africanos. Os jovens participantes da pesquisa são estudantes e moradores do bairro de Gramacho, em Duque de Caxias - Rio de Janeiro, local que recebe famílias africanas desde a década de 1990, aproximadamente. As/Os jovens foram estimulados a retratar seus cotidianos, com câmeras fotográficas cedidas pela pesquisadora. O material produzido serviu para a construção de narrativas, movimento realizado com base em estudos sociológicos sobre o sentido das imagens. Além do recurso à interpretação do olhar dos/as jovens, conforme retratados nas fotografias. O compartilhamento de representações sobre cotidianos, hábitos, costumes, entretenimentos e socialização familiar, revelaram experiências ocorridas no espaço-tempo antropológico que denominamos “contexto de refúgio”. A estratégia metodológica também recorreu ao convívio com os jovens, o que propiciou um vínculo de confiança que permitiu que as narrativas fossem acessadas. Nesse ponto, foi fundamental o uso de um caderno de campo. Este tornou visível o vaivém incessante entre interações de pesquisa e análise reflexiva, além de trazer a juventude para o debate da migração, à pesquisa. Como resultado podemos afirmar que os jovens em contexto de refúgio apesar de sofrerem com o preconceito em seus espaços de socialização, terem sua mobilidade juvenil cerceada por sua condição e ainda experimentarem um estado de dupla ausência e provisoriedade, alimentam desejos, vontades e sonhos, na busca constante por uma vida melhor.-
Descrição: dc.descriptionThe research aims at understanding how young people in refugee context build their ways of life in Brazil. Accordingly, it follows the daily life of a group of young people made up of immigrants, refugees, asylum seekers and Brazilians who are children of Africans. The young participants in the research are students and residents of the Gramacho neighborhood, in Duque de Caxias - Rio de Janeiro, a place that has received African families since the 1990s, approximately. Young people were encouraged to portray their daily lives, with cameras provided by the researcher. The material produced by the young people had the purpose of building narratives, a movement carried out based on sociological studies on the meaning of images. In addition to resorting to the interpretation of the viewpoint of young people, as portrayed in the photographs. The sharing of representations about everyday life, habits, customs, entertainment and family socialization, revealed experiences that occurred in the anthropological space-time that are called “refuge context”. The methodological strategy also resorted to interacting with young people, which provided a bond of trust that allowed the narratives to be accessed. At this point, the use of a field notebook was essential. This action has made the incessant coming and going between research interactions and reflective analysis visible, in addition to bringing youth to the migration debate, to research. As a result, we can say that young people in the context of refuge, despite suffering from prejudice in their socialization spaces, having their youth mobility curtailed by their condition and still experiencing a state of double absence and provisionality, feed wishes, desires and dreams, in the constant search for a better life.-
Descrição: dc.description177 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectContexto de Refúgio-
Palavras-chave: dc.subjectMigração-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectJovem-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectImigrante africano-
Palavras-chave: dc.subjectRefugiado-
Palavras-chave: dc.subjectYouth-
Palavras-chave: dc.subjectYouth-
Palavras-chave: dc.subjectContext of Refuge-
Palavras-chave: dc.subjectMigration-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleBilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.