Música popular e disputa de hegemonia: a música chilena inspirada nas formas folclóricas e o movimento da nova canção chilena entre 1965-1970

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreras, Norberto Osvaldo-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Adriana Facina Gurgel do-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Tânia da Costa-
Autor(es): dc.creatorSilva, Carla de Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22208-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757545-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação de mestrado consiste em uma análise do desenvolvimento da música popular chilena de inspiração folclórica desde os anos 1930, focalizando o surgimento do movimento musical da Nova Canção Chilena (NCCh) e seu desenvolvimento entre os anos de 1965 e 1970. Refletimos sobre como o resgate de elementos do folclore latino-americano, realizado pela NCCh, foi orientado pelo objetivo de fortalecer a identidade da classe trabalhadora chilena, procurando fazer da música um instrumento de vínculo entre este grupo social e um projeto político de transformação das estruturas e das relações sociais. Através de alguns temas específicos presentes neste movimento, buscamos compreender como as composições da NCCh relacionaram-se com a conjuntura específica na qual foram escritas, ressaltando ainda a relação entre a formação do movimento e construção de espaços alternativos de produção e difusão dos produtos culturais-
Descrição: dc.descriptionThe present study consists of an analysis of the development of the Chilean popular music with a folklore inspiration since the 1930’s, focusing the uprising of the New Chilean Song Musical Movement (NCCh) and its development between the years of 1965 and 1970. We reflect on how the rescue of Latin American folklore elements, carried through for the NCCh, was guided by the objective of fortify the identity of the Chilean working class, trying to make the music an instrument of bond between this social group and a political project of transformation of structures and social relations. Through some specific themes presented in this movement, we attempt to understand how the compositions of the NCCh had become / are related with the specific conjuncture in which they had been written, standing out the relation between the formation of the movement and construction of alternative spaces of production and diffusion of the cultural products-
Descrição: dc.description152 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - aspecto político-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica de protesto-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular-
Palavras-chave: dc.subjectChile-
Palavras-chave: dc.subjectChile - política e governo - 1965-1970-
Título: dc.titleMúsica popular e disputa de hegemonia: a música chilena inspirada nas formas folclóricas e o movimento da nova canção chilena entre 1965-1970-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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