Ações afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFF

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Jésus de Alvarenga-
Autor(es): dc.contributorValentim, Igor-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elaine Constant Pereira de-
Autor(es): dc.contributorNajjar, Jorge Nassim Vieira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2327579085553599-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1359965361327466-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9347392496995337-
Autor(es): dc.creatorSantos, Natália da Costa dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15367-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757515-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação tem por objetivo analisar as práticas profissionais dos atores envolvidos na execução da política de assistência estudantil na Universidade Federal Fluminense. Tratamos das ações, dos desafios, dos limites e das possibilidades que cercam as práticas cotidianas desses profissionais. Esta pesquisa estudou as atividades realizadas pelos executores das ações de intervenção, incluindo os componentes técnicos e as relações interpessoais. Para a confecção deste trabalho, foi utilizada a combinação de duas metodologias para a coleta de dados: qualitativa e quantitativa – pesquisa qualitativa, através da aplicação de questionários aos profissionais envolvidos na execução das referidas ações; e pesquisa quantitativa acerca dos dados dos alunos atendidos pelo programa de assistência estudantil da UFF. Nos capítulos 1 e 2, através da recomposição e análise do processo histórico das políticas sociais públicas, trouxemos a trajetória e algumas reflexões sobre a construção das políticas de assistência social e de educação no ensino superior, posto que as duas se conjugam na execução das ações da assistência estudantil. No terceiro capítulo, trabalhamos como as ações de assistência estudantil estão sendo executadas atualmente, sob o prisma dos atores que atuam diretamente na implementação dessas ações, bem como considerações acerca dos atendimentos realizados e como tais programas se conjugam simbólica e praticamente com o aparato jurídico formalizado. Tendo em vista os dados apresentados, infere-se que todos os esforços estão sendo concentrados – ao menos por parte dos profissionais que estão na ponta executando as ações – para que o processo de implantação ocorra de forma eficiente, e que a busca pelos resultados seja o objetivo principal, para que assim o PNAES se firme, efetivamente, como uma política pública-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to analyze the professional practices of the actors involved in the implementation of student assistance policy at the Universidade Federal Fluminense. We deal with the actions, challenges, limits and possibilities that surround the daily practices of these professionals. This research studied the activities carried out by the executors of the intervention actions, including technical components and interpersonal relations. For this work’s preparation, a combination of two methodologies was used to collect data: qualitative and quantitative - qualitative research, through the application of questionnaires to the professionals involved in the execution of said actions; and quantitative research on the data of the students attended by the UFF student assistance program. In chapters 1 and 2, through the recomposition and analysis of the historical process of public social policies, we have brought the trajectory and some reflections on the construction of policies of social assistance and education in higher education, since the two are combined in the execution of actions of student assistance. In the third chapter, we work out how the student assistance actions are currently being implemented, under the prism of the actors who act directly in the implementation of these actions, as well as considerations about the services rendered and how these programs symbolically and practically combine with the formalized legal apparatus . Have the data been presented, it can be inferred that all efforts are being concentrated - at least on the part of the professionals who are, at the end, performing the actions - so that the implantation process takes place in an efficient way, and that the search for results is the main objective, so that the PNAES is effectively signed as a public policy-
Descrição: dc.description87 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAção Afirmativa-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectAffirmative acction-
Palavras-chave: dc.subjectEstudant assistance-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Título: dc.titleAções afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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