Experiências expressivas com alunos da classe popular: um diálogo desafiador com a tecnologia social

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDominick, Rejany dos Santos-
Autor(es): dc.contributorLeme, Erika Souza-
Autor(es): dc.creatorBarbirato, Paula Fernanda de Brito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16031-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757513-
Descrição: dc.descriptionEste estudo apresenta algumas experiências expressivas desenvolvidas com alunos da classe popular. Busca-se compreender como o diálogo entre arte e educação pode contribuir para a expressão de pensamentos e emoções e de que forma este diálogo coopera para o enfrentamento criativo de alguns obstáculos da vida. Dialogando com a abordagem teórico-metodológica da tecnologia social, foram coletados e analisados dados decorrentes do projeto de pesquisa “novas e tradicionais tecnologias nos anos iniciais da educação básica e a formação de professores” e do componente curricular “pesquisa e prática pedagógica”, do curso de Pedagogia da UFF. Os educandos, mediante a articulação entre esses três eixos, descobriram formas sensíveis de pensar a realidade e de vivenciar um processo de autoconhecimento. Conclui-se que há a necessidade de uma educação escolar que contemple todas as dimensões humanas e que, ao professor, cabe o papel vital de propiciar aos discentes um ambiente acolhedor e humanizado, a fim de que todos se sintam livres para expressar o que pensam e sentem. É a partir dessa construção relacional que se torna possível transformar e ser transformado-
Descrição: dc.descriptionThis study presents some expressive experiences developed with students of the popular class. It seeks to understand how the dialogue between art and education can contribute to the expression of thoughts and emotions and how this dialogue cooperates to the creative confrontation of some obstacles of life. Dialoguing with the theoretical-methodological approach to social technology, data resulting from the research project "new and traditional technologies in the early years of basic education and teacher training" and the component were collected and analyzed curriculum "research and pedagogical practice", of uff's Pedagogy course. The students, through the articulation between these three axes, discovered sensitive ways of thinking about reality and experiencing a process of self-knowledge. It is concluded that there is a need for a school education that contemplates all human dimensions and that, to the teacher, it is worth the vital role of providing students with a welcoming and humanized environment, so that everyone feels free to express what they think and feel. It is from this relational construction that it becomes possible to transform and be transformed-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Palavras-chave: dc.subjectSocial technology-
Título: dc.titleExperiências expressivas com alunos da classe popular: um diálogo desafiador com a tecnologia social-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.