Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dominick, Rejany dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Leme, Erika Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Barbirato, Paula Fernanda de Brito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16031 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757513 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo apresenta algumas experiências expressivas desenvolvidas com alunos da classe popular. Busca-se compreender como o diálogo entre arte e educação pode contribuir para a expressão de pensamentos e emoções e de que forma este diálogo coopera para o enfrentamento criativo de alguns obstáculos da vida. Dialogando com a abordagem teórico-metodológica da tecnologia social, foram coletados e analisados dados decorrentes do projeto de pesquisa “novas e tradicionais tecnologias nos anos iniciais da educação básica e a formação de professores” e do componente curricular “pesquisa e prática pedagógica”, do curso de Pedagogia da UFF. Os educandos, mediante a articulação entre esses três eixos, descobriram formas sensíveis de pensar a realidade e de vivenciar um processo de autoconhecimento. Conclui-se que há a necessidade de uma educação escolar que contemple todas as dimensões humanas e que, ao professor, cabe o papel vital de propiciar aos discentes um ambiente acolhedor e humanizado, a fim de que todos se sintam livres para expressar o que pensam e sentem. É a partir dessa construção relacional que se torna possível transformar e ser transformado | - |
Descrição: dc.description | This study presents some expressive experiences developed with students of the popular class. It seeks to understand how the dialogue between art and education can contribute to the expression of thoughts and emotions and how this dialogue cooperates to the creative confrontation of some obstacles of life. Dialoguing with the theoretical-methodological approach to social technology, data resulting from the research project "new and traditional technologies in the early years of basic education and teacher training" and the component were collected and analyzed curriculum "research and pedagogical practice", of uff's Pedagogy course. The students, through the articulation between these three axes, discovered sensitive ways of thinking about reality and experiencing a process of self-knowledge. It is concluded that there is a need for a school education that contemplates all human dimensions and that, to the teacher, it is worth the vital role of providing students with a welcoming and humanized environment, so that everyone feels free to express what they think and feel. It is from this relational construction that it becomes possible to transform and be transformed | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social technology | - |
Título: dc.title | Experiências expressivas com alunos da classe popular: um diálogo desafiador com a tecnologia social | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: