Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Eden Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Luz, Daisy Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Camacho, Fernanda Leone de Assumpção | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6311 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757503 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa em ensino de Física tem entre suas linhas a Alfabetização Científica que possui diversas concepções: desde a do mero aprendizado dos conceitos científicos em si, até a de construção desses conceitos e sua aplicação no cotidiano. Esse processo de alfabetização não está totalmente atrelado ao daquele ligado à leitura e escrita da língua; inclusive há pesquisadores que defendem a utilização dos conceitos científicos para estimular o domínio da leitura e da escrita. É dentro dessa perspectiva que a monografia está fundamentada. Nesse trabalho são apresentadas propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade: energia elétrica, carga elétrica, corrente elétrica, diferença de potencial, resistência elétrica, circuito elétrico simples e potência elétrica, para ser em aplicadas em turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental, explorando a prática experimental, a ludicidade e a formação do sujeito leitor. É descrita a aplicação das propostas em duas turmas, uma do terceiro e outra do quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Niterói, com resultados promissores | - |
Descrição: dc.description | The research in Physics teaching has among its branches Scientific Literacy that has several conceptions. From the mere scientific concepts learning to the construction of these concepts and their application in everyday life.This literacy process is not totally linked to the one related to language reading and writing; inclusively there are researchers that defend the use of scientific concepts to stimulate the control of both reading and writing. It is within this perspective that this monograph is founded. In this work teaching proposals are presented about electricity basic concepts: electric energy, electric charge, electric current, potential, difference, electric resistance, simple electric circuit and electric power to be applied in classes of the first segment of the Fundamental School, exploring the experimental practice, ludicity and the reader subject formation. It is described the application of the proposals in two classes, one of third graders andanother of fifth graders, in a state school in Niterói, with promising results | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental I | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências/física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceitos básicos de eletricidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fundamental school I | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science/physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electricity basic concepts | - |
Título: dc.title | Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: