Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Elionaldo Julião | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marcos Marques de | - |
Autor(es): dc.contributor | Marton, Silmara Lídia | - |
Autor(es): dc.creator | Albuquerque, Elaine Moreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2122 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757490 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como objetivo o estudo bibliográfico sobre a trajetória histórica das leis de proteção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. As primeiras ações e leis foram ancoradas na Doutrina da Situação Irregular, tendo como grande consequência a criação do “menor”, um estigma perpetuado até os dias de hoje. O novo paradigma da Doutrina da Proteção Integral, presente na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente, é considerado um marco importante na legislação para a infância e juventude brasileira. Infelizmente, as novas leis não representaram mudanças consistentes nas práticas cotidianas das instituições de atendimento de medidas socioeducativas. Estão presentes apenas no campo teórico, pois é comum encontrarmos violações dos direitos das crianças e adolescentes em atendimentos baseados na repressão, violência e maus tratos. Levando em conta os principais marcos legais e políticos que fundamentam hoje a política socioeducativa no Brasil, esta monografia tem como objetivo refletir sobre as principais questões que envolvem hoje a trajetória histórica dos direitos das crianças e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no país | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to the bibliographic study on the historical trajectory of protection laws and guarantee the rights of children and adolescents in Brazil. The first actions and laws were rooted in the doctrine of irregular situation , with the great result the creation of the "minor " a stigma perpetuated until today . The new paradigm of the Doctrine of Integral Protection, present in the Federal Constitution of 1988 and the Statute of Children and Adolescents, is considered an important milestone in the legislation for children and young Brazilians. Unfortunately, the new laws did not represent consistent changes in daily practices of care educational measures institutions. Are present only in the theoretical field, it is common to find violations of the rights of children and adolescents in care based on repression, violence and abuse. Taking into account the main legal and policy frameworks that today underlie socio-educational policy in Brazil, this monograph aims to reflect on the key issues today involve the historical trajectory of the rights of children and youth in fulfillment of educational measures in the country | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes em conflito com a lei | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema socioeducativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de garantia de direitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescents in conflict with the law | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-educational system | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rights guarantee system | - |
Título: dc.title | A trajetória da construção dos direitos da criança e do adolescente em conflito com a lei no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: