Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Montalvão, Sérgio de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor | Tayt-son, Débora Bogéa da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Leão, Maurício de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Filipe dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28375 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757482 | - |
Descrição: dc.description | No contexto da inclusão racial, o presente trabalho teve como principal objetivo identificar o perfil dos estudantes negros dos cursos de Administração e Administração Pública e como a temática racial é percebida pelos alunos desses cursos. Para alcançar esse objetivo, foi realizado uma pesquisa por meio de questionário composto por 12 questões (11 fechadas, sendo dez objetivas e uma utilizando a escala Likert, e 1 aberta), no qual foi compartilhado com os estudantes por meio de mídias sociais e teve 79 respondentes. A partir da análise comparativa entre os perfis raciais dos alunos e suas opiniões acerca da temática racial, foi possível entender as características que os diferenciam, de modo a entender as necessidades gerais e específicas do grupo em questão. Além disso foi realizada uma pesquisa bibliográfica que trata de conceitos como racismo estrutural e movimento negro no Brasil. Com base nos resultados obtidos é possível a realização de ações que buscam a integração dos mesmos no ambiente acadêmico. | - |
Descrição: dc.description | In the context of racial inclusion, the main objective of this study was to identify the profile of black students in the Administration and Public Administration courses and how the racial theme is perceived by the students of these courses. To achieve this objective, a survey was carried out through a questionnaire consisting of 12 questions (11 closed, ten objective and one using the Likert scale, and 1 open), in which it was shared with students through social media and had 79 respondents. From the comparative analysis between the racial profiles of the students and their opinions about the racial theme, it was possible to understand the characteristics that differentiate them, in order to understand the general and specific needs of the group in question. In addition, a bibliographic research was carried out that deals with concepts such as structural racism and black movement in Brazil. Based on the results obtained, it is possible to carry out actions that seek to integrate them into the academic environment. | - |
Descrição: dc.description | 57 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade pública federal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituição de ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racial inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administration | - |
Título: dc.title | A questão da inclusão racial nos cursos de Administração e Administração Pública: um estudo de caso com alunos da UFF Niterói | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: