Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Diana Negrão | - |
Autor(es): dc.contributor | Lione, Viviane Oliveira de Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Claudia Márcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Diniz, Cládice Nóbile | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Fernanda Serpa | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Cíntia Beatriz Duarte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30323 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757472 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo surgiu da ampliação do acesso dos Educandos com deficiência (EcD) no ensino superior e foi realizado no curso de Ciências Biológicas (CB) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Parte do questionamento sobre se a formação docente contempla conhecimento acerca de técnicas de ensino aprendizagem mais acessíveis e inclusivas para atender EcD e o Público Alvo da Educação Especial (PAEE) e da hipótese de que não há amplo conhecimento acerca do tema pelos docentes. O objetivo geral da pesquisa é construir um manual teórico-prático de técnicas de ensino aprendizagem acessíveis e inclusivas para o ensino superior baseado nas metodologias ativas de ensino e, também, nos recursos didáticos inclusivos com o propósito de tentar melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, a pesquisa observou o processo de ensino aprendizagem no curso de CB/UFF, levantou o número de EcD; consultou os educandos acerca do atual processo de ensino-aprendizagem para EcD e verificou se os professores conhecem técnicas de ensino-aprendizagem acessíveis e inclusivas e se as utilizam. Fundamenta-se nas legislações e teóricos que abordam sobre: o ensino-superior, a deficiência e o ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada baseia-se numa abordagem quali-quantitativa, objetivo exploratório e descritivo, finalidade aplicada e procedimento de revisão bibliográfica e estudo de caso. Na coleta de dados foi utilizada a ferramenta questionário tendo sido validados: 30 questionários docentes e 117 de educandos. A análise docente mostrou que poucos docentes conhecem e utilizam técnicas acessíveis e inclusivas e os que afirmaram utilizar citaram, por exemplo, o uso de aulas práticas e recursos de audiodescrição. Questionados sobre o ensino-aprendizagem, os educandos destacaram que as dificuldades envolvem: apoio na aprendizagem, técnicas e recursos, apoio especializado, ou seja, mão-de-obra, e apoio físico, infraestrutura e acessibilidade. O objetivo da pesquisa foi alcançado e o manual teórico-prático foi produzido contemplando 10(dez) técnicas de ensino-aprendizagem, exemplo de recursos didáticos, sinalizando as competências adquiridas por técnica e o PAEE que pode ser beneficiado. | - |
Descrição: dc.description | The actual study emerged from the expansion of students with disabilities (SWD) on undergraduate education and was conducted in the courses of the Fluminense Federal University (UFF). Part of the questions about the teachers education includes their knowledge about more accessible and inclusive teaching-learning techniques to serve SWD and the Special Education Target Audience (PAEE) and the hypothesis that there is no extensive knowledge about the subject by teachers. The overall objective of the research is to build a theoretical and practical manual of accessible teaching-learning techniques and inclusive for undergraduate education based on active teaching methods and also in inclusive teaching resources for the purpose of trying to improve the teaching-learning process. For this, the research observed the process of teaching-learning in the course of Biological Sciences / UFF, raising the number of SWD; consulted students about the current teaching-learning process for SWD and verified whether teachers know and use accessible and inclusive teaching-learning techniques. It is based on legislation and theorists that deal with: higher education, disability and teaching-learning. The methodology used is based on a qualitative and quantitative approach, exploratory and descriptive objective, applied purpose and literature review procedure and case study. In the data collection, a questionnaire was used having been validated: 30 teaching questionnaires and 117 of students questionnaires. The teacher analysis showed that few teachers know and use accessible and inclusive techniques and those who claimed to use quoted, for example, the use of practical classes and audio description resources. When asked about teaching and learning, the students highlighted that the difficulties involve: learning support, techniques and resources, specialized support, i.e., labor, and physical support, infrastructure and accessibility. The objective of the research was achieved and the theoretical-practical manual was produced contemplating 10 (ten) teaching-learning techniques, example of didactic resources, signaling the skills acquired by technique and the PAEE that can be benefited. | - |
Descrição: dc.description | 113 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante com necessidades específicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituição de ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Undergraduate education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disabled | - |
Título: dc.title | Um manual teórico-prático de técnicas de ensino-aprendizagem acessíveis e inclusivas para o ensino superior | - |
Título: dc.title | A theoretical-practical manual of accessible and inclusive teaching-learning techniques for higher education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: