Políticas públicas de educação inclusiva na escola pública: minhas experiências na iniciação científica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Valdelúcia Alves da-
Autor(es): dc.contributorSantos, Pablo Silva Machado Bispo dos-
Autor(es): dc.creatorLima, Bruno Pereira Batista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23713-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757465-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia, resultante de minhas experiências como bolsista de Iniciação Científica (CNPq) se insere nos Projetos de Pesquisa “Observatório Municipal de Educação Inclusiva: estudo em Rede Pedagógica nas Escolas Públicas de Niterói” e “Políticas Públicas de Educação Especial: experiências de formação docente e inclusão na escola pública”, sob coordenação e orientação da Profa. Dra. Valdelúcia Alves da Costa (UFF), bem como se vincula ao Projeto de Pesquisa (CNPq) “Violência Escolar: discriminação, bullying e Responsabilidade”, coordenado nacional e internacionalmente pelo Prof. Dr. José Leon Crochíck (USP) e regionalmente por minha orientadora Profa. Dra. Valdelúcia Alves da Costa (UFF). Neste estudo apresentamos as práticas pedagógicas e atitudes de professoras em relação aos alunos com deficiência considerados em situação de inclusão nas escolas municipais de Niterói; quais as experiências dos docentes nas salas de aula inclusivas e nas salas de recursos multifuncionais; e, também, apresentamos as metodologias inclusivas e democráticas que possibilitam a minimização e/ou superação da manifestação do preconceito em sala de aula. Estes estudos foram desenvolvidos entre os anos de 2016 a 2020 em escolas públicas da rede municipal de ensino, no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos revelaram a importância de uma formação docente para desenvolvimento das práticas pedagógicas inclusivas, bem como para que as salas de recursos multifuncionais sejam espaços de apoio à inclusão escolar nas classes comuns e, por fim, são apresentadas possibilidades de atuação docente e organização para a escola pública se constituir democrática e emancipadora para alunos considerados em situação de inclusão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectIniciação científica-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Título: dc.titlePolíticas públicas de educação inclusiva na escola pública: minhas experiências na iniciação científica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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