Elaboração de um simulador educacional de marketing e varejo: um ensaio de validação interna e conceitual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Murilo Alvarenga-
Autor(es): dc.contributorMotta, Gustavo da Silva-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.creatorSilva, Sheila Serafim da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2588-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757460-
Descrição: dc.descriptionA verificação e validação de simuladores estão entre as tarefas mais importantes na construção de simuladores organizacionais. Um dos grandes desafios tem sido a aproximação dos modelos de simulação com a realidade. Portanto, o presente estudo analisou a elaboração do modelo (protótipo) de um simulador educacional de marketing na área do varejo e de maneira complementar ensaiou sua validação interna, no que diz respeito ao seu aspecto teórico, e em parte a validação conceitual, no momento em que busca selecionar e justificar as variáveis de decisão e suas alternativas de escolha. O estudo tem caráter exploratório e natureza aplicada, e através de uma abordagem qualitativa busca aumentar o nível de credibilidade do modelo proposto. A princípio, realizou-se uma revisão bibliográfica de Administração de Marketing, Jogos de Empresas, Simuladores Organizacionais e Laboratório de Gestão, e em seguida, apresentaram-se as características de três simuladores educacionais de marketing e/ou varejo disponíveis no mercado e um panorama do setor de sucos de frutas – produto comercializado no simulador - no Brasil. Após esta etapa, elaborou-se a modelagem conceitual do simulador, incluindo seleção e justificativa das variáveis de decisão, preparação de materiais de apoio, aplicação-teste e refinamentos. Os resultados apontaram indícios de validação interna e conceitual do simulador e demonstraram a importância deste processo para alcançar certo nível de credibilidade e aproximação com a realidade. Como contribuição, o estudo proporcionou a elaboração de uma ferramenta educacional a ser utilizada por estudantes e pesquisadores em ambientes de ensino-aprendizagem e pesquisa aplicada e no treinamento e desenvolvimento de profissionais de Marketing e Administração-
Descrição: dc.descriptionOne of the most important task on organizational simulators development is the process of verification and validation of it. The major challenge is the simulator design fidelity. So, this study examines a marketing simulator design on retail. Additionally it analyzes the internal validation of the simulator on theoretical aspects. Finally, it analyzes either, at least in part, the conceptual validation by selecting and justifying the decisions variable and their choice options. This study is exploratory and applied, and through a qualitative approach, has tried to increase the level of credibility of the model. At first, there was a literature review of Marketing Management, Business Game Simulation, Organizational Simulation and Laboratory Management, and then had the characteristics of three marketing educational simulators and / or retail on the market and an overview of the fruit juice industry - marketed product in the simulator - in Brazil. After that, it was elaborated the conceptual modeling of the simulator, including selection and justification of the decision variables, preparation of support materials, application-testing and refinements. The results have showed some evidence of internal validity and theoretical simulation and have demonstrated the importance of this process to reach a certain level of credibility, closer to reality. As a contribution, the study has provided the development of an educational tool to be used by students and researchers in educational learning and applied research and training and development professionals, Marketing and Management-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectValidação de simuladores-
Palavras-chave: dc.subjectSimuladores organizacionais-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório de gestão-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de marketing-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de empresa-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório de gestão-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de marketing-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação-
Palavras-chave: dc.subjectValidation of simulation-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational simulation-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness game simulation-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratory management-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing management-
Título: dc.titleElaboração de um simulador educacional de marketing e varejo: um ensaio de validação interna e conceitual-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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