O lugar da mulher no contexto escolar do século XIX: análise da trajetória profissional de Guilhermina de Azambuja Neves

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Flávia dos Santos-
Autor(es): dc.contributorHenriques, Eda Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Alexandra Lima da-
Autor(es): dc.contributorPatroclo, Luciana Borges-
Autor(es): dc.contributorSoares, Renata dos Santos-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Maria Isadora Caldas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23517-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757452-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa em questão tem como objetivo pensar e identificar os espaços de atuação da mulher no contexto escolar da sociedade dos oitocentos, especialmente a atuação de Guilhermina de Azambuja Neves, professora, autora e diretora de colégio de instrução primária no século XIX. Como um reflexo da presença feminina no campo intelectual, sua trajetória servirá de base para investigar a participação da mulher no espaço escolar, tendo em vista o gênero como uma categoria de análise histórica e como um elemento que constitui as relações sociais e de poder. Busco, de forma central, investigar a história das mulheres que tiveram um papel significativo na esfera pública por meio de suas atividades profissionais no século XIX, considerando especificamente o caso de Guilhermina de Azambuja Neves, interessada em adquirir uma maior compreensão acerca da condição feminina de mulheres que atuaram no espaço público por meio do ensino e destacaram-se como professoras e autoras de livros e manuais didáticos durante o Império. Para investigar tal processo, recorremos a três tipos de fontes: artigos de jornal, obras didáticas e documentos manuscritos. A pesquisa documental sobre Guilhermina foi realizada por meio de consultas presenciais a diversas instituições de guarda, como o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional, a Fundação Casa de Rui Barbosa e consultas virtuais ao site da Hemeroteca Digital Brasileira. O recorte temporal e geográfico situa-se no século XIX, na cidade do Rio de Janeiro, época e local relativos à trajetória da autora. A pesquisa sobre Guilhermina dialoga com os campos da História das Mulheres e a História da Educação. Além disso, utilizo algumas reflexões da pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica, como o papel da memória, a subjetividade inerente à escrita acadêmica, o movimento indissociável entre o singular/plural na história de um indivíduo, que servirão, sobretudo, para aproximar e esclarecer o meu envolvimento com a pesquisa e com a trajetória da autora. Os documentos analisados sugerem a hipótese de que a professora, invertendo a lógica social vigente da época, participou ativamente da construção do cenário educacional de seu tempo, publicando, com o reconhecimento da imprensa, obras que estiveram presentes nas escolas brasileiras. A autora movimentou o cenário de produção de livros, contrariando as concepções conservadoras que pairavam e discordavam do potencial feminino na esfera pública. Guilhermina, como muitas mulheres dos oitocentos, subverteu a hierarquização social e pleiteou lugares na sociedade. Compreende-se que resgatar as memórias dos passos dessas professoras significa romper com os paradigmas históricos que suprimiram, por um longo tempo, suas narrativas e suas contribuições. Tais autoras ultrapassaram as demarcações sociais impostas, produziram conteúdos e firmaram ações que afetaram a comunidade escolar e a sociedade do século XIX-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe research in question aims to think and identify the spaces where women act in the school context of the society of the eighties, especially the work of Guilhermina de Azambuja Neves, teacher, author and director of a school of primary education in the 19th century. As a reflection of the female presence in the intellectual field, her trajectory will serve as a basis for investigating the participation of women in the school space, considering gender as a category of historical analysis and as an element that constitutes social and power relations. It seeks, in a central way, to investigate the history of women who had a significant role in the public sphere through their professional activities in the 19th century, specifically considering the case of Guilhermina de Azambuja Neves, interested in gaining a greater understanding of the condition women who worked in the public space through teaching and stood out as teachers and authors of books and textbooks during the Empire. To investigate this process, we used three types of sources: newspaper articles, didactic works and handwritten documents. The documentary research on Guilhermina was carried out through face-to-face consultations with various custody institutions, such as the General Archive of the City of Rio de Janeiro, the National Library, the Casa de Rui Barbosa Foundation and virtual consultations on the Hemeroteca Digital Brasileira website. The temporal and geographic cut is located in the 19th century in the city of Rio de Janeiro, time and place related to the author's trajectory. The research on Guilhermina dialogues with the fields of the History of Women and the History of Education. In addition, I use some reflections of Narrative (Auto) Biographical research, such as the role of memory, the subjectivity inherent in academic writing, the inseparable movement between the singular / plural in the history of an individual that will serve, above all, to approach and clarify my involvement with the research and with the author's trajectory. The analyzed documents suggest the hypothesis that the teacher, inverting the current social logic of the time, actively participated in the construction of the educational scenario of her time, publishing, with the recognition of the press, works that were present in Brazilian schools. The author moved the scenario of book production, contradicting the conservative conceptions that hovered and disagreed with the female potential in the public sphere. Guilhermina, like many women in the eighties, subverted social hierarchy and pleaded for places in society. It is understood that rescuing the memories of the steps of these teachers means breaking with the historical paradigms that suppressed, for a long time, their narratives and their contributions. These authors overcame the imposed social demarcations, produced content and signed actions that affected the school community and 19th century society-
Descrição: dc.description112 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória das mulheres-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação-
Palavras-chave: dc.subjectAutoria feminina-
Palavras-chave: dc.subjectGuilhermina de Azambuja Neves-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XIX-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação-
Palavras-chave: dc.subjectMulher na educação-
Palavras-chave: dc.subjectWomen's history-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of education-
Palavras-chave: dc.subjectFemale authorship-
Palavras-chave: dc.subjectGuilhermina de Azambuja Neves-
Palavras-chave: dc.subjectXIX century-
Título: dc.titleO lugar da mulher no contexto escolar do século XIX: análise da trajetória profissional de Guilhermina de Azambuja Neves-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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