É ela que dá a levada pro samba!: o ensino de percussão na bateria A Magnética

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Nilton Silva-
Autor(es): dc.creatorSouza, Sabrina da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25648-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2020.m.13387128703-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757450-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação é resultado da etnografia realizada junto a bateria do Bloco Quizomba. A partir da experiência procurou-se discutir sobre como ocorre o ensino de percussão em uma oficina voltada para o carnaval de rua carioca. Nesse sentido apresentamos reflexões sobre as mudanças histórica e social do carnaval de rua do Rio de Janeiro, mudanças essas que fizeram surgir o modelo adotado hoje por alguns blocos para formação de sua bateria: a oficina de percussão, entendendo-as como influenciador direto no aumento exponencial dos blocos de rua da cidade. Realizo uma análise do processo ritualístico de ensino musical e dos ensaios de uma mesma bateria de carnaval, analisando em especial os símbolos existentes nesse universo que são os marcadores identitários e as performances carnavalescas produzidas no ciclo (2019-2020) pela bateria A Magnética-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation is the result of the ethnography carried out with the battery of the Quizomba Block. Based on the experience, we tried to discuss how percussion teaching occurs in a workshop focused on street carnival in Rio. In this sense, we present reflections on the historical and social changes of the street carnival in Rio de Janeiro, changes that led to the model adopted today by some blocks for the formation of their drums: the percussion workshop, understanding them as a direct influence on the increase exponential expansion of city street blocks. I perform an analysis of the ritualistic process of musical teaching and the rehearsals of the same carnival battery, analyzing in particular the symbols that exist in this universe, which are the identity markers and carnival performances produced in the cycle (2019-2020) by the battery A Magnética.-
Descrição: dc.description164 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBloco de rua-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Percussão-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance Carnavalesca-
Palavras-chave: dc.subjectCarnaval-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de música-
Palavras-chave: dc.subjectInstrumento musical-
Palavras-chave: dc.subjectStreet block-
Palavras-chave: dc.subjectPercussion Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCarnival Performance-
Título: dc.titleÉ ela que dá a levada pro samba!: o ensino de percussão na bateria A Magnética-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.